Banheiro de cara nova: o que você precisa considerar para fazer uma reforma sem grandes gastos

Read Time:2 Minute, 40 Second

Ter um orçamento apertado não impede que sejam feitas mudanças significativas para renovar o espaço e deixá-lo mais aconchegante e moderno 

Nem toda reforma exige o tradicional quebra-quebra. Na verdade, com a modernização dos processos de engenharia e construção, cada vez menos rejeitos são produzidos. Diante da nova maneira de conduzir as obras e a possibilidade de transformar ambientes gastando pouco, fica difícil resistir ao ímpeto de deixar o lar mais estiloso e acolhedor. 

Quem reside em casas ou apartamentos antigos, certamente, já sentiu vontade de mudar o visual do local e deixá-lo mais contemporâneo e atual. Esse desejo é compreensível, na medida em que não se consegue frear os efeitos e desgastes do tempo que se imprimem em azulejos, paredes e mobília. 

Além do fator estético, quando o assunto se pauta nos banheiros, existem ainda as necessidades de reparos hidráulicos e demais especificidades que justificam um cuidado especial com esse ambiente. Sabendo que, na lógica da reforma sustentável, o baixo custo não interfere na qualidade do resultado final, selecionamos algumas dicas de economia que podem ajudar no planejamento e na execução da reforma. 

Photo by Steven Ungermann

Revestimentos

Uma das características que melhor sinalizam a idade de um banheiro é o formato, cor e desenho dos azulejos dispostos nas paredes e no chão. A deteriorização das peças, conforme esperado, faz com que apresentem ranhuras, porosidade, falta de brilho e manchas. Existem três maneiras baratas de renová-los: com adesivos, tinta epóxi ou sobreposição de revestimento. 

  • Adesivos: Os adesivos próprios para banheiros são de vinil, autocolantes e possuem uma camada de proteção contra umidade. Contudo, não devem ter contato com água, pois perdem aderência e desbotam. São ideais para as partes secas.
  • Tinta: Pintar os azulejos e pisos é uma alternativa eficiente e de baixo custo. A tecnologia epóxi permite aplicação em áreas molhadas e tem boa durabilidade. Mas impõe a correta preparação, com a retirada de toda a gordura dos azulejos e rejuntes para melhor fixação.
  •  Sobreposição: A fixação de azulejos sobrepostos aos antigos ajuda a transformar o banheiro sem demolições drásticas. Existem no mercado opções de revestimento em plástico, pastilha resinada e argamassa própria para esse tipo de serviço. 

Decoração

Além do revestimento, vale a pena apostar em uma organização que entregue beleza e praticidade. Para isso, não é preciso muito dinheiro. A simples instalação de prateleiras e a disposição de organizadores feitos de materiais naturais e/ou reciclados conseguem proporcionar uma estética contemporânea. 

Para complementar, pode-se dispor, nos espaços secos, de um vaso com plantas que gostem de ambientes úmidos. As mais populares são a zamioculca, a peperômia e a begônia. A combinação do banheiro com a natureza faz o ambiente ser mais agradável e bonito. 

Na bancada, algumas mudanças causam impactos significativos na reforma. Colocar uma moldura no espelho contribui para revitalizar todo o cômodo e permite que ele se torne um local ideal para selfies. 

Outras substituições, como a troca da luminária, do chuveiro e das torneiras por modelos mais novos, com tecnologias sustentáveis, oportunizam a combinação da sofisticação com o conforto e o uso eficiente dos recursos naturais. Esse conjunto, consequentemente, acaba gerando economia.