Investir em uma franquia de alimentos pode ser uma ótima oportunidade para quem quer começar um negócio próprio, pois oferece diversos benefícios.
No entanto, para quem ainda não conhece os motivos para investir nesse ramo, neste texto você vai conhecer 6 razões que tornam esse investimento vantajoso.
Com informações relevantes sobre os benefícios de se ter uma franquia de alimentos, você terá conhecimento suficiente para decidir se o investimento vale a pena.
Confira!
O que é e como funciona uma franquia de alimentos?
Uma franquia de alimentos é um negócio onde um proprietário de uma marca vende a outros a direitos de uso de sua marca.
É uma forma de licenciamento que permite que outras pessoas usufruam da marca e do seu know-how para o desenvolvimento de um negócio próprio.
Ao comprar uma franquia, o franqueado recebe os direitos de usar a marca, o treinamento necessário para operar o negócio e o suporte.
Tudo isso para ajudar na execução das operações de negócios.
O processo de abertura de uma franquia é bastante simples.
Primeiro, o interessado em ter uma franquia deve identificar um parceiro credenciado e avaliar se a marca está alinhada com suas metas individuais e objetivos de negócio.
O próximo passo é obter todas as informações e documentação necessárias para completar a abertura da franquia.
Incluindo o contrato de franquia, que é um acordo entre o franqueador e o franqueado.
Uma vez que todos os detalhes do acordo estejam estabelecidos, a abertura da franquia pode ser concluída.
Mercado de franquia de alimentos em 2022
O setor de franquias de alimentos está atualmente em um crescimento acelerado, e seu tamanho deverá dobrar nos próximos anos.
Conforme a Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) feita em parceria com a BR Insights.
O estudo aponta que o faturamento do setor teve um salto de R $47,385 bilhões para R $56,256 bilhões em 2022.
Acumulando um crescimento de 18,7% no 3º trimestre, quando comparado com o mesmo período do ano passado.
O setor de alimentos é também um dos mais atrativos para franqueados, pois oferece um modelo de negócio com grande potencial de crescimento.
Um dos principais motivos pelo qual o setor de franquias de alimentos deverá crescer é a sua grande capacidade de se adaptar às novas tendências do mercado.
Um exemplo disso é no ramo de alimentação saudável.
Com o aumento da demanda, muitas empresas de franquias de alimentos estão se especializando nessa área.
Oferecendo então produtos e serviços desenvolvidos especificamente para este novo tipo de consumidor.
Da mesma forma, o crescimento dos serviços de entrega de comida em casa também está impulsionando o mercado de franquias de alimentos.
Além disso, muitas empresas de franquias estão surgindo para atender à demanda por serviços e produtos de alimentação saudáveis e de qualidade.
6 motivos para investir em uma franquia de alimentos
Existem vários benefícios em investir nesse setor, entre eles, o fato da pandemia ter impulsionado o comércio digital, tendo um grande impacto no consumo pós-pandemia..
#1 Baixa complexidade
Investir em uma franquia de alimentos é um ótimo meio de se estabelecer como empresário sem muitos custos e com riscos mínimos.
O processo de abertura de uma franquia é relativamente simples e direto, o que significa que o empreendedor não precisa lidar com muita burocracia ou complexidade.
Em geral, o franqueado só precisa se preocupar com o pagamento de royalties, taxas de licenciamento e outros custos operacionais associados à franquia.
#2 Maior chances de lucratividade contínua
Uma franquia de alimentos é ainda mais lucrativa do que abrir uma empresa do zero.
Isso porque a marca já tem um nome pré-estabelecido e não precisa gastar muito tempo e dinheiro para atrair clientes.
Além disso, as franquias de alimentos tendem a ter margens de lucro maiores, pois os custos de produção são muito baixos.
#3 Pouco investimento
Abrir uma franquia de alimentos não requer muito investimento.
A maioria das franquias exige que seus franqueados invistam apenas no equipamento necessário, no estoque de alimentos e na contratação de funcionários.
Isso significa que o custo de abertura de uma franquia de alimentos tende a ser menor do que o necessário para abrir qualquer outro tipo de empresa do zero.
#4 Tem bastante espaço para desenvolvimento
Ao contrário de abrir uma empresa do zero, onde se pode investir em novos produtos e serviços, as franquias de alimentos já tem um modelo de negócio pronto e testado.
Isso significa que o empreendedor não precisa gastar muito tempo e dinheiro para desenvolver seu negócio.
E, em vez disso, pode concentrar-se em melhorar a operação da franquia.
O setor de alimentação é bem variado, tem opções de lanchonete, restaurante, quiosque, bar.
Além disso, é possível diversificar por ramos como padaria, as franquias de sorvete, pizzaria, açougue, peixaria, frutaria.
#5 Atrai um público fiel
Uma das principais vantagens de abrir uma franquia é que ela atrai um público fiel.
Isso significa que, como o nome da franquia tem um determinado prestígio e reputação no mercado, os clientes são mais propensos a voltar à loja e a recomendá-la a outros.
Isso implica que os franqueados não precisam gastar muito dinheiro e tempo em ações publicitárias para atrair novos clientes.
#6 Menos custos com ações publicitárias
Os empreendedores têm a vantagem de não precisar gastar muito dinheiro com publicidade e marketing.
Por conta do fato de que as franquias já têm um nome estabelecido no mercado.
Assim, a franquia pode usar seu orçamento para aprimorar a estratégia de negócios, investir em equipamentos e na contratação de funcionários, entre outras coisas.
As marcas mais consolidadas carregam com elas o reconhecimento do público e com um business school é possível aplicar você mesmo as estratégias mais relevantes.
Como produção de conteúdo e mídia paga.
Investir em uma franquia de alimentos é uma opção atraente para os empreendedores, pois ela proporciona baixo custo de abertura e menor complexidade.
Além disso, com a marca já estruturada, as franquias de alimentos atraem um público fiel e exigem menor investimento em ações publicitárias.
Por isso, se você está pensando em abrir uma franquia de alimentos, certifique-se de que ela se enquadra nos seus objetivos comerciais e financeiros antes de avançar.
Boa sorte e sucesso!