Quando compramos um carro são muitas despesas que passamos a ter com o veículo, não é mesmo? Saiba quais são e como ficar em dia com todas.
No Brasil, temos quase 60 milhões de veículos, de acordo com números da Secretaria Nacional de Trânsito do Ministério da Infraestrutura. E todas as pessoas que possuem um veículo precisam pagar algumas despesas importantes. Para te ajudar com esta lista, vamos mostrar mais detalhes e mostrar como ficar em dia com todas.
Ter um veículo, seja automóvel ou moto, é muito importante para os brasileiros, principalmente, para a locomoção para ir ao trabalho ou até mesmo passear com a família.
Como muitos gastos estão ligados quando temos um veículo, é importante ficar atento para não deixar nenhuma delas passar e, por conta disso, ter algum problema no futuro e uma blitz policial, por exemplo. Então, conheça quais são as despesas que você tem com seu veículo e saiba como ficar em dia com todas.
Saiba quais são as despesas que você tem com o seu veículo
Pense rápido: você sabe todas as despesas que você tem com o veículo? Alguns podem dizer sim e outros não, então, para que todos fiquem na mesma página, vamos contar neste texto tudo o que você precisa pagar, caso tenha um veículo, e como você fica com todas estas contas em dia.
Antes de começar, queremos pontuar que o DPVAT (conhecido como Seguro Obrigatório), pelo terceiro ano consecutivo, em 2023, não deverá ser pago. Todos os brasileiros estão isentos deste imposto.
Mas, existem outros que são obrigatórios e importantes. Anote aí!
1 – IPVA
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é a primeira despesa do ano que todo dono de um veículo vai ter, já que o vencimento deste imposto acontece sempre em janeiro.
O valor não é fixo, pois é uma porcentagem de quanto o seu veículo custa na tabela Fipe. Outra diferença, que faz com que o dono do mesmo carro pague IPVA diferente, é que cada estado tem uma forma de fazer o cálculo do imposto. Em São Paulo, estado com maior frota, por exemplo, é cobrado 4%.
As formas de pagamento são: à vista com pagamento em janeiro (com desconto), parcela única em fevereiro ou parcelado sem juros (cada estado tem a sua forma de parcelamento).
Se você optar pelo parcelamento, deve ficar atento nos dias que o pagamento deverá ser realizado, pois está vinculado ao final da placa do seu veículo. Fique atento à tabela do IPVA de cada estado.
2 – Licenciamento
Também ligado ao final da placa do veículo, o pagamento do licenciamento acontece durante o ano todo. Os motoristas que têm carro com placa 1, 2 e 3 são os primeiros a efetuar o pagamento desta taxa. Para se ter uma ideia, em 2023, será em março.
O valor, assim como o IPVA, também varia de acordo com cada estado. Em São Paulo, por exemplo, ele será de R$ 155,23.
Para fazer o licenciamento do seu veículo é necessário estar com o IPVA quitado e sem nenhuma pendência como, por exemplo, multa. Se estiver tudo com estes itens, basta acessar o internet banking do seu banco e colocar o Renavam. Nas casas lotéricas também é possível fazer este procedimento.
Após dar baixa no pagamento, o documento fica disponível para impressão no site do órgão responsável pelo trânsito do seu estado.
3 – Seguro auto
Saindo um pouco dos impostos, fazer o seguro do veículo acaba sendo um dos itens fixos e importantes para quem tem um veículo, principalmente, para quem mora em grandes cidades, onde os números de assaltos são altos.
Claro, que não existe uma tabela fixa de seguro auto, porém, alguns fatores podem fazer com que o valor fique mais caro como, por exemplo, tamanho da cobertura, onde o veículo fica durante a noite, valor da franquia, dentre outros detalhes.
Para ter a certeza de quanto ficará o seguro auto, você deve consultar um corretor de seguros de confiança.
4 – Manutenção
Este item não é quase impossível de prever, não é mesmo? Mas, se possível, tenha sempre um valor guardado para as despesas com manutenção que podem acontecer em