Software permite melhor gestão da empresa ao armazenar dados, centralizar informações e automatizar processos
A consolidação das vendas online trouxe para o mercado a urgência de se adaptar. Com nova abordagem e foco na expansão dos negócios, as empresas mantêm a ação presencial, mas ampliam constantemente o seu alcance na internet, lugar onde está parte do seu público-alvo e potenciais clientes.
Com a adição de novas frentes, se torna ainda mais necessário encontrar maneiras de aperfeiçoar a gestão empresarial para evitar prejuízos e queda na qualidade dos produtos, serviços e/ou atendimento ao cliente. É nesse sentido que surgem as soluções tecnológicas.
Inovações no mercado
Tem-se observado que os avanços tecnológicos acompanham as demandas do mercado. No que se refere às necessidades de otimização de tempo e espaço e ao aumento na produtividade, as inovações ocorrem de maneira sistemática. Não é difícil, por exemplo, encontrar um software dedicado para cada etapa processual da gestão de uma empresa.
Como consequência do volume desses aparatos, algumas organizações começaram a “colecionar” programas e sistemas operacionais responsáveis por auxiliar na performance. O Enterprise Resource Planning (ERP), que em tradução livre significa Planejamento de Recursos Empresariais, apareceu como o remédio para esse acúmulo e sobreposição de instrumentos.
Ao longo do ano de 2022, diversas companhias optaram pela implementação do sistema ERP para melhorar a gestão empresarial. A escolha se justifica nos benefícios em estruturar de maneira centralizada os processos estratégicos da empresa e criar um ambiente, de fato, compatível com o cenário digital. Espera-se que, em 2023, o número de adeptos a essa tecnologia continue crescendo.
Vantagens do ERP para o setor de vendas
Os atuais programas ERP refletem a customização, atualização e evolução do segmento, afinal, desde a década de 1970, o mercado de inteligência investe no desenvolvimento dessas ferramentas. A experiência obtida se traduz na capacidade de impactar os resultados institucionais, especialmente para além da união de informações e dados.
A ERP se integra com estratégias e instrumentos como Business Intelligence, Inteligência Artificial, Customer Relationship Management (CRM), Ponto de Venda (PDV), Gestão Eletrônica de Documentos (GED) e Business Process Management (BPM). Assim, otimiza o acesso e controle dos processos produtivos, do planejamento estratégico até o pós-venda.
Com a popularização da Internet das Coisas (IoT), presente em carros, smartphones, relógios e outros eletrônicos, a incorporação da ERP promete facilitar o controle administrativo. Além disso, por ser um sistema complexo, auxilia na criptografia de dados sigilosos – condição indispensável para manter as informações protegidas de possíveis ataques cibernéticos.
Esse tipo de sistema também pode ajudar a blindar a corporação contra prejuízos financeiros. No setor de vendas, a implementação da tecnologia é promissora ao permitir agilidade no controle de estoque e na definição de estratégias promocionais, conforme o fluxo do índice de produtos estocados. De igual maneira, proporciona a vantagem de realizar atendimento omnichannel, principal tendência no mercado digital.