Aplicações rústicas conseguem trazer os ares do campo para a cidade e tornar os ambientes domésticos mais aconchegantes
Se o estereótipo da vida urbana imprime pressa, o jeito campesino concede pausas e parcimônia. No contraste com o tempo acelerado nas cidades, decorar uma casa com o estilo campestre é criar um ambiente acolhedor onde os moradores verdadeiramente encontram um espaço para recarregar as energias e descansar.
A integração do rústico em meio à “selva de pedra” do urbano não é nenhuma novidade em termos de decoração. Porém, em algumas situações, a pouca informação sobre essa nova maneira de decorar fez surgir combinações pouco sofisticadas e práticas.
Para garantir que cada cômodo esteja equilibrado, é preciso, antes de tudo, reconhecer que o estilo campestre vai muito além dos tijolos aparentes. Embora esse recurso tenha se tornado praticamente um sinônimo desse estilo de decoração, o modelo rústico aposta em opções sustentáveis e versáteis.
Aposte em materiais naturais
Para entender como o estilo do campo pode fazer parte da sua casa, se torna indispensável abraçar a sustentabilidade. Isso abrange desde a escolha do tipo do piso até os pormenores da decoração.
No piso, o uso de materiais naturais como pedra, madeira ou cerâmica garante um visual único, longa durabilidade e conforto térmico e acústico. Vale ressaltar que, além do chão, esses materiais naturais também podem ser aplicados em uma parede ou no teto.
Outros itens decorativos ganham personalidade quando fabricados a partir de origem animal ou vegetal, ou seja, feitos de couro e com fibras orgânicas. Artigos feitos à mão e/ou personalizados, como tapeçarias, painéis de macramê e demais objetos, são opções capazes de agregar beleza e ares campestres ao ambiente.
Valorize a mobília rústica
No verso em que Elis Regina cantava “eu quero uma casa no campo”, é coerente imaginar um banco ou uma longa mesa de madeira onde a família se reúne. Felizmente, a paz e o acolhimento que essa imagem transmite pode facilmente ser adaptada na organização de um lar urbano.
Mas, atenção: a rusticidade dos móveis, na maioria das vezes, exige protagonismo. Por isso, ao escolher uma mobília com essa característica, não se deve sobrecarregar o ambiente. A fim de exemplificar, uma mesa de jantar feita de madeira, estruturada em aço trabalhado em esmerilhadeira, merece ser a estrela do cômodo. Portanto, evite colocar várias peças decorativas no mesmo lugar.
Exalte o colorido
Enquanto a cidade exalta o cinza, o campo floresce em diferentes cores, formatos e texturas. Logo, uma maneira prática de incorporar o estilo na decoração é apostar em tons alegres e calorosos como os terrosos, tanto nas paredes como nos objetos decorativos. As estampas com desenhos geométricos funcionam como alternativas de enriquecimento ao ambiente, assim como os ladrilhos e demais revestimentos com diferentes formatos e texturas.