Refeições em casa: como economizar na hora de preparar os alimentos

Read Time:3 Minute, 27 Second

Planejar e preparar várias refeições e reaproveitar os alimentos são algumas das dicas para diminuir os gastos no preparo das refeições

 

Que a crise econômica tem afetado o bolso de todo mundo, não é novidade, principalmente quando o assunto é alimentação. Os preços dos alimentos parecem aumentar a cada dia, e comer na rua deixou de ser uma opção para muita gente. 

Mas, mesmo nesse cenário, é possível economizar com a alimentação. Alguns hábitos como planejar as compras, realizar refeições em casa e reaproveitar os alimentos ajudam bastante a reduzir os gastos na cozinha, sem comprometer a qualidade da alimentação. 

A seguir, você confere essas e outras dicas para economizar no preparo dos alimentos.

Economize na hora de comprar

O primeiro passo para reduzir os gastos com a alimentação é estar preparado na hora de ir às compras. Antes de sair, verifique os alimentos que você já possui em casa e faça uma lista com todos os itens faltantes. Organizar os alimentos que devem ser adquiridos te ajudará a comprar somente o necessário, evitando gastos extras. 

Uma outra dica é planejar todo o cardápio da semana, o que ajudará na hora de montar a lista de compras. Além disso, se for realizar compras maiores, priorize supermercados e atacadistas, já que esses estabelecimentos costumam ter uma grande variedade de ofertas e marcas a preços mais acessíveis do que padarias e mercadinhos de esquina. 

Evite comprar comida pronta e faça comida para várias refeições

Pratos prontos são uma solução bastante prática na correria do dia a dia. Mas, ao fim do mês, eles podem impactar bastante nas suas contas. Para economizar, opte por preparar a comida em casa. Em geral, comprar os ingredientes e preparar as suas próprias refeições sai muito mais barato do que comprar comida pronta. 

E, para poupar o seu bolso ainda mais, aproveite para preparar comida para várias refeições de uma só vez! É possível cozinhar e reservar as porções exatas na geladeira, se for consumir em uma refeição próxima, ou no congelador, para conservar por maior tempo. 

Você pode congelar tanto a comida pronta quanto os alimentos que correm o risco de estragar mais rapidamente ficando na despensa ou na geladeira, sem prejudicar a qualidade deles. 

Além de poupar tempo na hora de escolher o que comer, preparar e armazenar várias refeições ajuda a diminuir o desperdício com porções em excesso, permitindo que a comida seja servida em porções exatas, evitando repetições que poderão pesar no seu orçamento. 

Economize água, energia elétrica e gás

 Reduzir os gastos com a alimentação também inclui economizar água, eletricidade e gás. Na hora de preparar os alimentos, evite manter as torneiras abertas por muito tempo, além de tirar todos os ingredientes de uma vez só da geladeira, para, assim, não ter que abri-la o tempo todo, o que ajuda a economizar energia. 

No fogão, é fundamental ligar as bocas do fogão ou forno somente na hora indicada nas receitas. Além disso, use sempre as bocas adequadas ao tamanho das panelas, ou seja, panelas grandes em bocas grandes e panelas pequenas em bocas pequenas. Do contrário, o calor gerado será perdido durante o tempo em que a panela estiver no fogo, aumentando o consumo de gás.

Dessa forma, utilizar as bocas corretas para cada panela ajuda a economizar gás de cozinha, o que, por sua vez, auxilia na redução dos gastos com o preparo dos alimentos. 

Reaproveite cascas e sobras de alimentos

Uma das principais dicas para economizar é reaproveitar tudo que for possível. Restos de alimentos, como cascas e sementes, por exemplo, podem ser utilizados para o preparo de pratos incríveis e saborosos que com certeza encantarão a sua família! 

Busque sempre receitas que usam esses e outros ingredientes, evitando, assim, o desperdício de itens que, à primeira vista, são rapidamente descartados, sem a menor necessidade.

Além disso, não se esqueça de usar as sobras de comidas da geladeira. Elas podem ser reaquecidas ou aproveitadas no preparo de outros pratos. Nessa hora, a criatividade deve tomar conta. Aquele resto de carne moída do congelador pode virar recheio de panquecas ou até mesmo um hambúrguer. O importante é evitar o desperdício.