Miados: entenda o significado de 4 diferentes miados dos gatos

Read Time:2 Minute, 48 Second

Saiba como identificar quando o felino está com fome, com dor, feliz ou irritado

O miado de gato é uma das muitas maneiras como os felinos podem se comunicar entre si e com seus tutores. Muitos acreditam que os miados são todos iguais, mas, assim como qualquer outro animal, as muitas vocalizações possuem significados e interpretações totalmente diferentes. Os gatos podem usar seus miados para expressar sentimentos, desejos, medo, carinho, saudade, vontade de brincar, fome, dor, entre outras coisas. Compilamos alguns dos miados mais comuns, seus significados e como identificá-los. Confira:

Miado de fome

Os gatos domésticos são conhecidos por nunca estarem satisfeitos e serem comilões. Para demonstrar sua insatisfação ao ver seu pote de ração vazio, os gatinhos declaram em miados altos com um toque de desespero (quem nunca ouviu esse miado pode pensar que o animal passou dias sem comer, mesmo que sua última refeição tenha acontecido poucas horas antes). Esse miado também pode servir para o gatinho demonstrar que está com vontade de um sachê ou de algum petisco, e não, necessariamente, ração. Além disso, pelo fato de os felinos serem muito metódicos e apegados à rotina, eles podem ficar indignados se seu tutor atrasa o horário de alimentação e ficam mais do que felizes em deixar bem claro esse descontentamento.

Miado amoroso

Ao contrário do que muitos pensam, os gatos não são animais traiçoeiros e que “gostam apenas da casa”, eles são bichinhos extremamente amorosos, que adoram a companhia de seus tutores, mas demonstram esse amor de formas mais sutis (ao contrário dos cães que abanam o rabo, correm e “fazem festa”). Uma forma muito simples de perceber essa demonstração de amor dos felinos é um miado suave, carinhoso e curto, principalmente quando seu tutor volta para casa depois de algumas horas longe do gato. Esse tipo de miado é quase um cumprimento, normalmente os gatinhos emitem esse miado e logo sobem no colo de seu tutor e fazem a famosa “massa de pãozinho” com as patas para demonstrar que ele está feliz (esse comportamento é um reflexo da época em que o gatinho era filhote e “amassava pãozinho” na barriga da mãe para estimular a liberação do leite).

Grunhidos e sopros

Esses dois comportamentos são muito mais fáceis de identificar, pois não são miados propriamente; os grunhidos e sopros são formas vocalizadas de o gato demonstrar que está irritado e em posição de luta para se defender, ou defender seu território. Essas demonstrações são ariscas e acompanhadas com a posição corporal mais elevada e com os pelos do corpo arrepiados, para o felino parecer maior. Quando o gato está nesse estado, o melhor é se afastar e deixá-lo se acalmar ou retirar de perto o que estiver deixando o bichano nervoso.

Miado de dor

Gatos não são os animais mais fáceis de identificar quando estão com dor ou doenças, mas quando demonstram os sinais são bem claros. Durante o curso na faculdade de veterinária, os alunos são ensinados a identificar esses sinais, e o primeiro consiste em um miado alto, longo e repetitivo, acompanhado por respirações curtas e ritmadas, muito diferente dos miados tradicionais. Portanto, é preciso que os tutores fiquem atentos aos diferentes tipos de miados dos gatinhos para identificar corretamente alguma situação adversa e levá-los para ajuda médica o mais rápido possível, para que os bichinhos não fiquem sofrendo.