Gatos são considerados animais bastante higiênicos, mas é necessário seguir alguns cuidados para manter seu bem-estar
Muitos tutores de gatos destacam a independência como uma característica marcante da espécie. Afinal, muitas vezes, eles gostam de brincar sozinhos, passam uma boa parte do dia dormindo e também são bastante preocupados com a própria higiene, tentando se limpar com lambidas e enterrar os próprios excrementos.
Porém, mesmo sendo bastante independentes, os tutores de felinos devem tomar alguns cuidados, seja para garantir o bem-estar de seus pets ou para evitar o mau cheiro no ambiente e também impedir a visita de outros animais indesejados.
Confira algumas práticas para deixar seu dia a dia mais fácil na hora de cuidar da higiene de um gato.
Caixa de areia
O famoso banheiro dos gatos precisa ser limpo diariamente, com a remoção das fezes e da parte da areia para gato que ficou endurecida pelo contato com a urina. Isso é importante para evitar o mau cheiro e também para que o próprio gato não tenha muito contato com seus excrementos na próxima vez que precisar usar a caixinha.
Há diversas opções de areia para gato, sendo que alguns tipos podem ser aromatizados ou com outras composições, em madeira ou cristais de sílica, por exemplo. Para escolher a melhor opção, leve em consideração também o gosto do felino, garantindo que ele se sentirá confortável para usar a caixinha.
Banhos periódicos
Existe muita polêmica quando o assunto é dar banhos em gatos. Para muitas pessoas, o fato de o felino já se lamber seria o suficiente para remover impurezas de seu pelo, mantendo-o sempre limpo. No entanto, não é bem assim. As sujidades mais superficiais são removidas, mas é necessário um cuidado maior.
Para isso, existem produtos específicos para a limpeza dos gatos, evitando alergias e garantindo mais segurança e bem-estar aos felinos.
A recomendação é que os banhos sejam mensais ou de acordo com a necessidade, já que gatos que vivem em apartamentos podem se sujar menos do que gatos que vivem em uma casa com jardim, por exemplo.
Escovação frequente do pelo
Além do banho, os veterinários recomendam que os gatos sejam escovados com frequência. A preferência é que isso seja feito diariamente, especialmente na época de troca da pelagem.
Remover os pelos pode ajudar até mesmo no sistema digestivo do felino, evitando que ele forme bolas de pelo no estômago. Além disso, a escovação evita que o gato solte pelo por toda a casa, facilitando também na higiene do ambiente.