O brasileiro é apaixonado por games, e esta indústria representa um mercado gigantesco que só cresce a cada dia.
Com essa expansão e crescimento, é natural que surjam diversas oportunidades para empreender no mercado de games.
Se você está interessado nessa área, vem com a gente conhecer mais sobre o mundo dos games além de algumas dicas para você começar com o pé direito.
Acompanhe!
Mercado de games em números no Brasil
O mercado nacional de games é um dos maiores do mundo.
De acordo com dados recentes da Newzoo, que faz levantamentos sobre mercado de jogos eletrônicos, o mercado brasileiro é muito promissor.
Ele faz parte da lista dos principais mercados de games do mundo, ficando em 10º lugar.
Ainda segundo a Newzoo, o setor de videogames deve movimentar cerca de US$ 197 bilhões em 2022.
Só no ano de 2021, o Brasil movimentou cerca de US$ 2,3 bilhões em vendas de jogos digitais.
O que representa um crescimento de 9,7% em relação a 2020, e em 2022 esse números só tendem a aumentar.
Outros dados interessantes do relatório são que o Brasil tem cerca de 101 milhões de jogadores ativos e em média 43% desses jogadores gastam dinheiro dentro dos jogos.
Podendo gastar individualmente dentro dos próprios jogos ou presenteando amigos e familiares com gift card.
Já deu para perceber que o mercado de games no Brasil é muito promissor, mas como entrar nessa área?
Separamos algumas dicas para você se dar bem no mercado de jogos.
Como atuar no mercado de games
Para atuar na indústria dos jogos não é necessária nenhuma formação específica, pois existem diversas formas de entrar no mercado.
A maneira mais comum é começando como desenvolvedor de jogos, mas também é possível atuar como artista, designer de jogos ou programador.
Além disso, há a possibilidade de trabalhar como produtor, gerente de projeto ou mercadólogo.
Para entrar no mercado de games é necessário ter conhecimentos em diversas áreas, como programação, design gráfico, animação e mercadologia.
Além disso, é importante ter habilidades de liderança e orientação para desenvolver projetos desde o início até o seu lançamento no mercado.
É importante estar sempre atento às tendências mercadológicas para conseguir desenvolver jogos que se enquadrem no mercado.
Principalmente para se inspirar em como marcas se conectam com o público gamer.
Uma vez que o mercado de games é dinâmico, precisam ser feitas adaptações frequentes para acompanhar as mudanças.
E mais, também é necessário investir em publicidade e marketing para divulgar o jogo certo público-alvo.
Saber inglês também pode contribuir para que se consiga trabalhar melhor no mercado de games, pois ainda é a língua predominante na indústria.
Outro ponto é investir em cursos e participar de eventos da área, sendo boas práticas para manter-se atualizado sobre as tendências do mercado.
Ao entrar no mercado gamer, é importante ter em mente que existem diversos desafios a serem enfrentados.
Portanto, é necessário ter perseverança e motivação para conseguir alcançar o sucesso.
4 dicas para empreender no mercado de games
Agora que você já está por dentro de mais sobre mercado de games, segue com a gente para conhecer algumas dicas para empreender nessa área.
Com essas dicas, vamos te ajudar a entender os games e as possibilidades de negócios.
#1 Tenha bons programadores
Para começar um projeto de desenvolvimento de jogos, é fundamental contar com programadores talentosos.
Procure por profissionais que tenham experiência na área e que compartilhem da mesma visão para o jogo evitando assim problemas no desenvolvimento.
É importante também ter certeza de que o time está motivado e alinhado para trabalhar no projeto.
Isso garantirá não só a qualidade do jogo, mas também o sucesso na sua execução.
#2 Avalie e considere as formas de faturamento
Existem diversos modelos de faturamento para jogos.
Cada um tem suas vantagens e desvantagens, sendo importante conhecer todos eles para decidir qual é o melhor modelo para seu projeto.
Entre os principais modelos estão o free to play (gratuito), freemium (gratuito, porém cobrado para recursos e funcionalidades adicionais) e premium (pago e com as assinaturas digitais).
Além disso, é importante considerar também as formas de monetização, como, por exemplo, a venda de itens dentro do jogo, publicidade e parceiras.
#3 Venda primeiro para o mercado global
Pode parecer tentador começar vendendo apenas para mercados locais, mas o mercado global de jogos oferece muito mais oportunidades.
Além disso, existem ferramentas que podem ajudar na localização do jogo para mercados diferentes.
É importante considerar também as plataformas que serão usadas para a distribuição do jogo.
Isso porque cada mercado tem as suas preferências – por exemplo, mercados na América Latina tendem a preferir mercados virtuais como o Steam.
Tudo isso irá depender do tipo de jogo que você desenvolveu e da plataforma em que o jogo irá rodar, por exemplo.
Então é necessário levar em consideração essas variáveis ao elaborar seu plano de distribuição.
#4 Aposte em ações de marketing
Uma boa divulgação é fundamental para o sucesso de um jogo.
É importante investir tempo e recursos nesse sentido, pois com uma boa estratégia de marketing você consegue atrair mais usuários.
E, consequentemente, aumentar as suas chances de obter lucro.
Além disso, é importante também investir nas redes sociais para divulgar os seus jogos e interagir com as comunidades gamers.
Assim você consegue se relacionar e criar um bom nome para a sua marca.
Lembre-se que os videogames podem proporcionar bons efeitos em nossa mente, então não deixe de explorar esse lado para despertar o interesse dos seus consumidores.
Ao considerar todos esses fatores, você estará preparado para começar a desenvolver jogos e entrar no mercado de games.
Não esqueça que é necessário ter perseverança e buscar se manter atualizado sobre as tendências do mercado.