Asma afeta adultos e crianças e pode ser evitada com alguns cuidados simples

Read Time:2 Minute, 19 Second

Uma das principais doenças que afeta pessoas de todo o mundo, a asma não tem cura, mas tem medidas que ajudam a evitar crises

Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), a asma afeta cerca de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo. Só no Brasil são, aproximadamente, 20 milhões de pessoas, entre adultos e crianças, que sofrem com a doença.

 

Devido à grande proporção dessa doença, é importante que governos e sociedade se conscientizem e elaborem os melhores tratamentos para os afetados. Segundo dados do DATASUS, o banco de dados do Sistema Único de Saúde (SUS), a quinta maior causa de internações hospitalares no SUS são as doenças do aparelho respiratório, dentre elas a asma.

 

O que é a asma?

A asma é a inflamação das vias aéreas ou brônquios (pequenos tubos que transportam o ar para dentro dos pulmões). Em tal condição, devido à inflamação, as vias ficam inchadas, dificultando a respiração.

 

Sintomas

  • Tosse
  • Chiado no peito
  • Dificuldade na respiração
  • Dor e sensação de aperto no peito

 

Às vezes, os sintomas aparecem repentinamente, além de poderem se intensificar durante a noite ou prática de atividades físicas. Contudo, mesmo quando não há sintomas, a asma continua lá, já que não há cura para a doença.

 

Tratamento

Como já foi dito, a asma não tem cura, trata-se de uma doença crônica. O tratamento dela consiste principalmente no uso de medicamento corticoide inalatório, determinado pelos médicos. O tratamento deve ser contínuo, mesmo quando não há sintomas.

Como prevenir

Mesmo não havendo cura, há maneiras de evitar graves crises de asma, combatendo agentes que provocam mais rapidamente a reação inflamatória.

Mantenha a casa limpa

Poeira domiciliar, mofo, ácaros e afins são fatores que provocam facilmente a maior inflamação das vias aéreas respiratórias. Portanto, a higienização da casa é muito importante.

Evite muitos itens têxteis em casa

Busque não usar muitas cortinas, tapetes, carpetes e outros itens têxteis em casa. Eles acumulam poeira e ácaros.

Cuide da higiene dos animais de estimação

Os pelos dos nossos pets podem irritar os brônquios. Dessa forma, fazer uma boa higienização da casa e não deixar acumular pelos por aí é fundamental, assim como deixar sempre em dia os banhos dos animais.

Cuide da qualidade do ar

Evitar o uso de ar-condicionado é cuidar do ar de casa e combater as crises. Isso porque esse tipo de aparelho retira parte das moléculas de água do ar, deixando-o seco, prejudicando nossa respiração e provocando a asma. Pensando nisso, você pode comprar purificador de ar, item que garante a qualidade e a boa umidade do ar. Estar em ambientes com ar circulando também é importante.

Beba água

A desidratação do corpo causa a desidratação das vias aéreas, que, secas, podem inflamar ainda mais.