As redes sociais fazem parte da vida e rotina de muitas pessoas e empresas.
Isso quer dizer que, migrar para essas plataformas pode criar uma conexão entre clientes e potenciais leads.
Contudo, por haver muitos conteúdos, conseguir destaque pode ser complicado, por isso, é fundamental seguir algumas tendências para continuar sempre a frente.
Ser atualizado sobre as tendências para o próximo ano ajuda a formar novas estratégias e se destacar em meio aos concorrentes.
Continue a leitura e conheça 8 tendências para as redes sociais em 2023.
Impacto das redes sociais para os negócios
São muitos os impactos positivos que as redes sociais podem proporcionar para as empresas.
Afinal, é através dela que os negócios conseguem criar um bom relacionamento e se aproximar dos seus clientes.
Tudo isso, junto a divulgação dos produtos e promoções, em um ambiente de enorme alcance.
As redes sociais atuam como um espaço de exposição, onde todos têm chances para mostrar seus produtos e serviços, assim, indo em busca das melhores vendas.
Toda e qualquer empresa pode fazer uso dessas redes para impulsionar, por exemplo, o marketing de conteúdo baseando-se em artigos.
8 tendências para as redes sociais sociais
Fique de olho nas principais tendências para as redes sociais em 2023, através dessas 8 que separamos para você.
É momento de conhecê-la e se especializar.
Veja:
#1 Click to Message no Facebook
A maior parte do engajamento do Facebook vem das mensagens.
Por conta disso o recurso Click to Message foi adicionado para aproximar os usuários das marcas, assim, possibilita a abertura de um chat através de um clique em anúncios.
Esse mesmo recurso também foi implementado no WhatsApp, aplicativos pertencentes ao Meta, dona do Facebook e do Instagram.
#2 Live Shopping no Instagram
Um recurso bem utilizado em outras partes do mundo, e que aos poucos vem cativando os brasileiros.
Principalmente após período de isolamento social, quando houve queda nos mercados de eventos, o live shopping vem ganhando força.
Contudo, as atualizações do Instagram carregam um padrão global, ou seja, novas ferramentas podem surgir em 2023.
#3 Conteúdos em áudio no LinkedIn
O LinkedIn vem apostando em um recurso para criação de conteúdos em áudio. Uma nova forma de conectar as pessoas.
Essa tendência se assemelha com os vídeos, e com a crescente dos podcasts, os usuários estão cada vez mais em busca de conteúdos pelo formato áudio.
#4 Conteúdos em formato de vídeo
Conteúdos em vídeo são maneiras de atrair conteúdo, e promete dominar as mídias sociais.
Sejam curtos como os do TikTok ou stories do Instagram, ou ainda formatos mais longos como o YouTube, a tendência é de que no futuro os vídeos dominem as mídias sociais.
Uma pesquisa da Cisco, indicou que só em 2022 o número de conteúdos online em vídeo passaria de 82%.
Isso mostra a importância de começar a fazer uso desse tipo de conteúdo, sempre em busca de se manter relevante.
Dessa maneira pode-se pegar os melhores insights dos vídeos e enviar um e-mail marketing para atrair potenciais clientes.
#5 Ampliação do marketing de influenciadores
Aproximadamente 16 bilhões serão investidos para programas de marketing de influenciadores no ano de 2023.
Os profissionais de marketing estão mudando o foco em busca de estratégias.
Conforme as redes sociais vão se adaptando na exibição de conteúdos patrocinados e de maior destaque.
Influenciadores com alto número de seguidores trarão as agências de marketing para perto, ganhando dinheiro através de links.
#6 Comércio social
Plataformas de mídias sociais já são usadas há bastante tempo pelas marcas, tudo para vender os seus produtos.
O comércio social caminha para se tornar um canal varejista convencional, em conjunto com os demais meios, o que inclui sites e lojas offline.
O comércio social pode ser ainda mais assertivo com a mídia paga, muito bem segmentada para o público certo.
As redes sociais estão evoluindo, em busca de se tornarem plataformas de varejo.
Assim, marcas e profissionais podem aproveitar os recursos incorporando o comércio social dentro das estratégias de vendas.
#7 Conteúdo efêmero
Trata-se de algo disponível apenas em um curto período de tempo, como exemplo os famosos e utilizados stories do Instagram.
É importante entender que atualmente, as pessoas têm pouco tempo e gostam de consumir conteúdos mais rápidos, portanto, os stories ganharam popularidade.
São materiais curtos, envolventes e viciantes, a ponto de passarmos horas assistindo um após o outro.
#8 Marketing de Desempenho
O marketing de desempenho veio para aumentar a vida dos produtores de conteúdo.
Conforme as plataformas vão ficando menos eficazes na geração de conversões, as empresas seguem em busca de maneiras alternativas para ganhar dinheiro.
Muitas marcas já apostam nessas redes de marketing de desempenho, onde compram mídia em nome do cliente, focando em resultados ao invés de impressões.
Essas foram algumas tendências que vieram para dominar as redes sociais em 2023 e durante muitos anos.
Aproveite cada uma delas a seu favor, ficando à frente da concorrência.
Continue acompanhando os desenvolvimentos mais recentes sobre essas inovações e crie suas iniciativas de mídias sociais.
Não se esqueça de estar por dentro de todas as tendências, ser atualizado é superimportante.