11 vantagens de abrir um negócio online ao invés de físico

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Abrir um negócio online, ou e-commerce, tem, entre suas vantagens, maior abrangência de mercado.

A era digital veio para ficar e, com ela, trouxe novas formas de consumo. As pessoas, cada vez mais, tendem a preferir comprar no conforto de casa a enfrentar trânsito até uma loja física. Consequentemente, há um aumento expressivo do e-commerce. Diante disso, quais as vantagens de abrir um negócio online ao invés de físico?

O e-commerce brasileiro foi o maior em crescimento na América Latina, considerando o ano de 2022. Para ilustrar, foram US$ 49,2 milhões em receita, um crescimento de US$ 8,1 bilhões em relação ao ano anterior. Só aí, temos uma vantagem em abrir um negócio online, ou seja, a possibilidade de, realmente, ganhar dinheiro.

Porém, há outros pontos positivos em optar pela abertura de um negócio online e não uma loja física.

11 vantagens de abrir um negócio online

1 – Custo operacional

Esta é, sem dúvidas, uma das maiores vantagens em abrir um negócio online em vez do físico (independente do tipo de ramo que deseja investir).

A pessoa empreendedora não precisa arcar com custos de aluguel, móveis, decoração, limpeza e outros operacionais.

2 – Prazo de abertura

Abrir um negócio online ao invés do físico, com certeza, é muito mais rápido por não haver burocracias com documentos. Sendo assim, você começa a funcionar muito mais depressa.

3 – Acesso

A internet permite que o produto ou serviço alcance um número maior de clientes, mesmo fora da região onde o negócio é instalado. Consequentemente, aumenta as possibilidades de negócios. 

4 – Disponibilidade

Seu cliente pode comprar de você a qualquer hora do dia e qualquer dia da semana. Em outras palavras, a loja online atende suas necessidades quanto à disponibilidade. Por outro  lado, a empresa economiza ao não precisar funcionar em horários extras. 

5 – Conforto do cliente

Além da disponibilidade, uma das vantagens de abrir um negócio online ao invés do físico é o conforto do cliente. Como mencionamos no início, a pessoa adquire o produto ou serviço de casa ou do trabalho, pelo computador ou celular, e recebe onde indicar. 

6 – Apresentação do produto

A venda online tem, como uma de suas características, a intangibilidade. Ou seja, o cliente não pega no produto ou vê o serviço antes de comprar. Isso faz com que o empreendedor disponha do maior número de informações possíveis sobre o que está vendendo, quebrando a barreira da insegurança.

7 – Tempo livre

Para o próprio empreendedor ou empreendedora, trabalhar remotamente economiza tempo e, como sabemos, tempo é dinheiro. De casa, você pode administrar o seu negócio, incluindo gestão e divulgação, sem trânsito ou tempo de deslocamento.

8 – Análise da concorrência

Quando você tem um negócio, obviamente, pesquisa o comportamento da concorrência no que diz respeito a preços, promoções e produtos. Essa comparação fica muito mais fácil nas pesquisas virtuais.

9 – Melhores condições de pagamento

Como você economiza em uma série de fatores, pode até facilitar as formas de pagamento para o cliente. Isso também é reflexo da menor rotatividade dos produtos, o que possibilita agregar maior valor à venda.

10 – Variedade de produtos

O cliente também conta com maior variedade de produtos em um lugar só. Para não arcar com estoque e, ainda assim, oferecer um leque de serviços e itens, conte com parceiros. Por exemplo, praticando o dropshipping. 

11 – Gestão

Outra importante vantagem de abrir um negócio online ao invés do físico é a maior facilidade de gestão. Não que precise relaxar, mas há menos burocracia, documentação e até preocupações cotidianas, como estoque e manutenção.

Sem falar na possibilidade de contar com softwares de gestão que concentram as rotinas administrativas, otimizando o fluxo de informações e até a produção de relatórios.    

Em suma, há várias vantagens de abrir um negócio online ao invés do físico. Considere, apenas, planejamento e boa administração para honrar os compromissos com o cliente, bem como a prioridade ao atendimento personalizado para fidelizá-lo.