Tecnologia de reconhecimento facial estima reduzir em 5 vezes o tempo do professor gasto com o controle de frequência de alunos em sala de aula

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Solução de automação para o controle de presença dos alunos com reconhecimento facial em sala de aula, desenvolvido em parceria entre a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Paraná – Celepar e a Valid ID, será aliada da Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná para melhorar o desenvolvimento do aluno no pós-pandemia.

 

A última Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem divulgada pela OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico de 2018, revelou que os professores brasileiros perdem mais tempo com tarefas não relacionadas ao aprendizado do que a média internacional. Em uma aula de 40/50 minutos, aproximadamente 67% do tempo é destinado ao conteúdo pedagógico e os outros 33% tarefas disciplinares e administrativas, como manter a ordem da turma e realizar a chamada. Em países mais desenvolvidos, a média de tempo investido com o aprendizado é de aproximadamente 78%.

 

“Acelerar os processos de ensino e de aprendizagem é um dos maiores desafios da educação no pós-pandemia. Como uma simples perda de 5% da hora-aula com o controle da frequência, por exemplo, pode corresponder a 10 dias no ano letivo. A tecnologia de reconhecimento facial vai reduzir essa perda e melhorar a gestão do tempo do professor com atividades pedagógicas que são essenciais e primordiais aos alunos, além de mitigar a falha humana no registro de presença”, explica o Ilson Bressan, Diretor de Identificação e Marketing da Valid.

 

Desde 03 de Outubro de 2022, o registro de presença dos alunos é realizado por meio do aplicativo Escola Paraná, o qual já é utilizado pelos professores em smartphones. A implantação é gradativa, e nesse momento estamos com cerca de 423 escolas utilizando a solução, em implementação gradativa pelo cronograma estabelecido, de modo a chegar no 1º Trimestre de 2023 com implementação total. O recurso de identificação do aluno por meio da tecnologia de reconhecimento facial utiliza uma solução da Valid ID para realizar o confronto biométrico.

 

Para que as chamadas e listas de presença sejam substituídas pelo reconhecimento facial basta que o professor capture uma foto da turma em sala de aula. “A tecnologia faz o comparativo biométrico com as imagens capturadas, em conjunto com a matrícula do aluno e armazena a informação da presença, com os dados armazenados em nuvem.”

 

A SEED está trabalhando para inserir a funcionalidade do reconhecimento facial na plataforma web do Sistema de Registro de Classe que permitirá ao professor utilizar um equipamento chamado Educatron (TV+Computador+Webcam), já existente em todas as salas de aulas, de forma que o professor poderá fazer o registro da chamada por RF pelo celular, tablet, notebook ou educatron.

 

Através do último censo divulgado pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira a média identificada no Brasil, de 30 alunos em sala de aula dá a dimensão do desafio de controle de presença nas escolas.

 

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e Educaçãexige a frequência mínima de 75% do total de horas letivas para aprovação do aluno, e a responsabilidade desse controle fica a cargo da escola, conforme o disposto no regimento.

 

Estudo divulgado pelo Instituto Ayrton Senna afirma que a motivaçãdo aluno está diretamente ligada ao processo de aprendizagem. Uma das estratégias apontadas para o professor em busca do objetivo e aprendizado é ter maior acuracidade do tempo. “Alocar, monitorar ou programar tempo para diferentes tarefas durante o processo de aprendizagem. Saber estimar o tempo necessário para as tarefas e conseguir monitorar o tempo gasto para conseguir replanejar são aspectos importantes.”

 

A automação do registro de frequência da Valid ID oferece ao professor o redesenho da gestão do tempo da sua aula e uma perspectiva de melhoria no processo de aprendizagem do aluno. Inicialmente considerando a adaptação do professor em usar a nova solução de registro de presença , a necessidade de organizar a turma e solicitar somente aos alunos que olhem para a câmera para tirar a foto não trará redução de tempo, isso virá com a maturidade e melhoria da solução, porém a tendência , é que, em um futuro próximo, a solução evolua para fazer o registro automatizado da presença do aluno sem ação do professor, dessa forma, eliminando completamente o tempo gasto para registro da chamada. Atualmente em implantação, há uma sensível melhora no tempo gasto, totalmente adequado na melhoria contínua e na utilização massiva e diária da solução.