Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade pode causar diversos prejuízos à vida de adultos
Estima-se que o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, ou simplesmente TDAH, atinge cerca de 2 milhões de brasileiros. Esse distúrbio costuma mostrar seus sinais logo na infância; no entanto, ele nem sempre é corretamente diagnosticado, e, com isso, os sintomas podem perdurar por toda a vida.
A falta de diagnóstico correto pode atrasar o tratamento adequado, além de causar diversos prejuízos à vida da pessoa com TDAH, especialmente na vida profissional e acadêmica, já que muitas vezes são consideradas como sem as soft skills necessárias para esses ambientes.
O que é TDAH
Primeiramente, vale definir o que é esse transtorno. O TDAH é um distúrbio neurológico que costuma se manifestar a partir da desatenção, impulsividade, falta de foco e hiperatividade, o que compromete a performance no trabalho, na escola e nas relações. De acordo com pesquisas, foram encontradas alterações na parte frontal do cérebro em indivíduos que apresentam esse transtorno.
Há três formas mais comuns do transtorno: TDAH Hiperativo, TDAH Desatento e TDAH Combinado. Como o próprio nome sugere, no TDAH Hiperativo, a pessoa apresenta sinais de inquietação, sem conseguir ficar quieta, enquanto no TDAH Desatento a pessoa tem problema de foco. Já no Combinado há uma mistura dos dois quadros.
Como diagnosticar TDAH em adultos
O diagnóstico de TDAH deve ser feito por profissionais, como neurologistas, psiquiatras e psicólogos. No entanto, é importante prestar atenção a alguns sinais que podem indicar a presença do distúrbio, relatando a esses profissionais.
Um dos principais sintomas do TDAH é a dificuldade em manter a atenção ou a concentração ao efetuar uma tarefa. Com isso, a pessoa se distrai com facilidade, até mesmo com os mínimos estímulos externos ou pensamentos irrelevantes, fazendo com que ela perca a atenção com muita facilidade.
A pessoa adulta com TDAH também tem muita dificuldade em realizar tarefas de forma sequencial ou para realizar rotinas. Isso pode ser confundido com desorganização, mas é uma forma de expressão desse distúrbio, que costuma confundir as tarefas.
O adulto com TDAH também costuma sofrer com alterações de humor frequentes, o que pode ser um grande desconforto para a própria pessoa e outras em seu convívio.
Como um fator agravante do distúrbio, é comum que as pessoas com TDAH se envolvam mais em acidentes de trânsito, tendo tomadas de decisão impulsivas e esquecendo-se de fatos importantes, como reuniões e datas.