Recém-inaugurado, frigorífico Masterboi recebe a 23ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, pela primeira vez em Pernambuco

Read Time:1 Minute, 57 Second

A 23ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade foi promovida no dia 6 de dezembro, no frigorífico Masterboi, de Canhotinho (PE). Em conjunto com a Associação dos Criadores de Nelore do Nordeste (ACNN), a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) realizou avaliações de carcaça em 67 machos Nelore não castrados, todos terminados em confinamento.

“O principal destaque da etapa de Canhotinho (PE) foi, sem dúvida, a estreia do estado em uma etapa do Circuito Nelore de Qualidade. O frigorífico Masterboi foi inaugurado há poucos meses e já obteve grande destaque, com a colaboração dos pecuaristas da região”, conta André Locateli, gerente executivo da ACNB.

95,5% dos machos pesou mais de 18 arrobas – elevando a média para 21,5 arrobas. Dos 67 animais avaliados, 68% deles apresentou até quatro dentes incisivos permanentes, sendo 27% dos animais com até 2 dentes incisivos permanentes – cerca de dois anos de idade.

“Essa etapa do Circuito Nelore de Qualidade foi de grande importância para o Nordeste, podendo estimular os criadores a produzirem animais com maior qualidade genética, proporcionando evolução ao segmento de corte na produção de carne Nelore. Esperamos um avanço cada vez maior com a participação no circuito, assim, podendo ir em busca do selo de qualidade Nelore”, destaca Ricardo Frederico Kuhni, presidente da ACNN.

Melhor Lote de Carcaças de Machos

Jailson Lopes Leite Júnior, da Fazenda Betânia, de Canhotinho (PE), foi premiado com a Medalha de Ouro. Tarcísio Franco Vasconcelos, da Fazenda Bom Retiro, de Garanhuns (PE), e Georges Nicholas Guimarães, do Sítio Amor Perfeito, de Canhotinho (PE), receberam as medalhas de prata e bronze, respectivamente.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Masterboi, Friboi, Frisa, Fribal e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.