Pesquisas sobre o camisa 10 aumentam junto com seu desempenho antes da Copa do Mundo
A proximidade com a Copa do Mundo faz com que o interesse das pessoas pelo principal evento futebolístico aumente. Entre outubro de 2021 e setembro de 2022, o aumento de volumes de pesquisa sobre o torneio e a Seleção Brasileira no Google foi de 1100%, segundo estudo da Agência Conversion. A nível individual, Neymar tem mais que o dobro de buscas em relação aos outros jogadores brasileiros somados.
Nos 12 meses contemplados pelo levantamento, os termos relacionados a Neymar foram buscados 33,5 milhões de vezes, enquanto Vinícius Jr., Thiago Silva, Casemiro, Alisson, Richarlison e Paquetá, jogadores mais seguidos da seleção nas redes sociais depois do camisa 10, totalizaram 13,6 milhões de buscas juntos.
Nesse sentido, vale ressaltar a expectativa pelo desempenho do craque na Copa do Mundo, amplificada pelo bom momento do astro do Paris Saint Germain. Entre 2018 e 2022, o atleta revelado pelo Santos passou 427 dias longe dos gramados por conta de problemas físicos. Há nove meses sem lesões, Neymar vive sua melhor fase dos últimos anos e já marcou 15 gols e deu 11 assistências em 19 jogos na atual temporada pelo time francês.
A situação física do craque
Apesar das lesões que o perseguiram nos últimos anos, o camisa 10 da seleção brasileira faz trabalho de preparação física desde os tempos de Santos. Isso ganha ainda mais valor às vésperas da Copa do Mundo, porque o período de inatividade para recuperação das contusões gera perda de força e potência em qualquer atleta profissional.
Focado em chegar voando no Catar, a evolução de Neymar foi notória ao longo de 2022. Percebe-se que o atacante está na sua melhor forma física dos últimos anos e, para atingir isso, é necessária uma rotina de exercícios e alimentação muito disciplinada. É comum, por exemplo, que atletas tenham preparadores particulares para a realização de trabalhos complementares, fora das instalações dos clubes.
Alimentação
Ademais, a alimentação é fundamental para um jogador de futebol dispor de toda a energia exigida em uma partida de alto rendimento. Além da dieta focada em carboidratos e o controle rigoroso da gordura, é muito importante haver uma preocupação com a recuperação dos músculos. Nesse sentido, a suplementação é muito bem-vinda, mas gera dúvidas sobre o whey protein, a glutamina e para que serve.
A glutamina evita que o organismo queime massa muscular para gerar energia, preservando a força e a potência dos atletas e acelerando a recuperação da musculatura após um grande esforço. Por sua vez, aminoácidos contidos em proteínas animais ou no tofu incentivam o crescimento dos músculos e retardam a fadiga.
Hidratação
A hidratação também é crucial para um atleta atingir seu rendimento máximo, tendo em vista a necessidade de repor os líquidos e sais minerais perdidos durante a atividade. Lembrando sempre da importância de um acompanhamento profissional durante esse trabalho, algo que, pela atual fase do craque, parece estar sendo bem feito.