A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) promoveu mais uma edição da Nelore Fest para premiar os criadores que se destacaram nos Rankings Nacionais e Regionais Nelore e Nelore Mocho e também no Circuito Nelore de Qualidade – com vencedores brasileiros, paraguaios e bolivianos. Além disso, o Oscar da Pecuária também reconheceu figuras importantes para o setor, que contribuem com o desenvolvimento do maior rebanho de bovinos do país.
“O trabalho dos neloristas brasileiros evolui a cada ano. Em 2022, não foi diferente e pudemos comprovar isso a partir dos resultados de nossos rankings e da avaliação de carcaças feitas no Circuito. Por isso, tivemos motivos redobrados para comemorar em mais uma edição de nossa festa. Além de reencontrar grandes amigos e reconhecer o árduo empenho dos pecuaristas, foi possível enaltecer a raça bovina de maior importância do nosso país. Além de alimentar o mundo, o Nelore sustenta a agropecuária, um dos mais importantes setores econômicos do Brasil”, destaca Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.
Assim como aconteceu no Ranking Nacional Nelore em 2019/2020, a Rima Agroflorestal recebeu a Medalha de Ouro de Melhor Expositor, Melhor Criador e Melhor Supremo Criador Nelore de 2021/2022. Já o Nelore Mocho teve Udelson Nunes Franco como seu grande vencedor. O pecuarista recebeu a Medalha de Ouro por ser o Melhor Expositor e Melhor Criador Nelore Mocho.
Também foram premiados os Melhores Criadores e Expositores dos Rankings Regionais, os Melhores Animais, além dos vencedores da Copa do Atlântico e da Super Copa. Todos referentes ao ano-calendário 2021/2022.
Internacional
A cerimônia de premiação contou com a presença de neloristas internacionais. As irmãs Yesmine, Janaína e Estefani Ribera, da Cabanha Santiago, receberam a premiação de Melhor Expositor Nelore, no Ranking Nacional da Bolívia 2021/2022. Já Osvaldo Monastério Rek, recebeu das mãos de João Leopoldino Neto – diretor da ACNB –, as premiações de Melhor Criador e Melhor Expositor Nelore, além de vencer como Melhor Criador Nelore Mocho.
Os bolivianos também foram premiados pela participação no Circuito Nelore de Qualidade, que neste ano rompeu barreiras, promovendo duas etapas no país.
Fridosa Alimentos recebeu a premiação de Frigorífico Parceiro, André Saavedra venceu a categoria de Melhor Lote de Carcaças de Machos, Gilberto Chaves Justiniano ganhou o campeonato de Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas e Melhor Ganaderia de Fêmeas a Pasto, Mário Ignácio Anglaril Serrate recebeu a Medalha de Ouro como Melhor Ganaderia de Machos de Confinamento da Bolívia, Matias Honnen Miyada venceu pelo Melhor Ganaderia de Machos a Pasto e, por fim, Marcelo Ferrnando Munhoz Anhêz como Melhor Ganaderia de Fêmeas de Confinamento do país.
Não só os bolivianos marcaram presença na noite de gala do Nelore, como também os paraguaios. Com uma etapa realizada no país vizinho, o Circuito Nelore de Qualidade premiou Minerva Foods como frigorífico parceiro, a Medalha de Ouro Melhor Lote de Carcaças de Machos do Paraguai foi entregue à Agrícola Ganadera San Marcos S.R.L. Agroganaderia Primavera S.A. recebeu a Medalha de Prata no mesmo campeonato. Já a Medalha de Bronze foi entregue para Luis Fernando Soljancic Vargas pelo desempenho.
Circuito Nelore de Qualidade – Brasil
O maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo, contando com 24 etapas realizadas em solo brasileiro, premiou os principais participantes do campeonato nacional.
A premiação de Melhor Compra de Boi foi entregue a Thiago Bessa, gerente executivo de originação que representou a Equipe de Originação do Friboi de Barra do Garças (MT).
A Agropecuária Itaquerê do Araguaia foi premiada com a Medalha de Ouro por apresentar, no decorrer do ano, o Melhor Lote de Carcaças de Machos. A segunda colocação no campeonato ficou com Adilton Boff Cardoso, da Fazenda Segredo.
A Colpar Participações S.A. recebeu a Medalha de Ouro pelo Melhor Lote de Carcaças de Machos Castrados apresentados em uma etapa do Circuito em 2022. A empresa ficou com a Medalha de Bronze no Melhor Lote de Carcaças de Machos.
A Medalha de Ouro do Campeonato de Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas ficou com Bruno Melcher. Braz Aristeu de Lima recebeu a Medalha de Prata, enquanto Irineu Afonso Bragagnolo levou a Medalha de Bronze. A Agropecuária Pontal recebeu a Medalha de Ouro pelo Melhor Lote de Carcaças de Machos Terminados em Pastagens, e Paulo Vieira Gonçalves a Medalha de Ouro pelo Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas Terminadas em Pastagens.
Nelore de Ouro – O Oscar da Pecuária
A Nelore Fest também reconheceu as principais personalidades neloristas do ano. Foram entregues prêmios em diferentes categorias, com destaque para o troféu de Incentivador da Raça, entregue a Nabih Amin El Aouar.
Confira a premiação completa:
- Liderança Feminina no Agronegócio: Edna Satiko Matsuda, Mirian Mitiko Sammi e Melissa Gomes Cerise;
- Amigo do Nelore: Grupo Canal Rural;
- Compromisso com o Nelore: Friboi;
- Profissional de Destaque na Pecuária Nacional: André Locateli;
- Família Nelorista: Família Heringer;
- Dedicação ao Nelore: Victor Paulo Silva Miranda;
- Incentivador da Raça: Nabih Amin El Aouar.
Ainda houve tempo para a entrega de uma placa de Reconhecimento da Asociación Boliviana de Criadores de Cebú (Asocebu) à ACNB, das mãos de Yamil Nacif – presidente da entidade boliviana – e Fernando Baldomar – superintendente da Asocebu – ao presidente da ACNB.
Mais informações: www.nelore.org.br.