Leilão de carros: descubra como funcionam os eventos realizados por financeiras

Read Time:2 Minute, 32 Second

Empresas de financiamento recuperam automóveis de clientes devedores e vendem o bem em leilão por preço abaixo do mercado

Economizar com a compra de um novo carro pode parecer uma tarefa difícil. Entre diversas opções, como comparar preço entre concessionárias ou participar de feiras, há ainda a possibilidade de participar de um leilão. Frequentemente, empresas financeiras recuperam automóveis e disponibilizam-nos para leilão a um preço abaixo do mercado, fazendo com que a modalidade seja um negócio extremamente vantajoso para quem deseja pagar menos. Confira, a seguir, mais detalhes de como acontecem os leilões e como participar deles.

Primeiramente, muitas pessoas possuem dúvidas de como os leilões são feitos e a origem dos automóveis disponibilizados, acreditando que os bens estão em um mau estado de conservação, quando na verdade esses veículos necessitam de poucos reparos e podem ter aspecto de novos. Esses automóveis que participam de leilões são recuperados por um banco ou uma financiadora, após um cliente não honrar os compromissos previstos em contrato de financiamento, muitas vezes por falta de planejamento financeiro para o pagamento das parcelas.

Os veículos que são colocados à venda nesses eventos foram, portanto, confiscados por instituições financeiras, após serem esgotadas as tentativas de renegociação de dívida com seus clientes. Em tentativa de diminuir seu prejuízo, disponibilizam os automóveis para leilão, para que outra pessoa interessada possa comprar o veículo e pagar por ele. Para que essa modalidade seja atrativa para compradores, a leiloeira aplica preços abaixo do mercado, representado pela Tabela Fipe.

O leilão de carros recuperados funciona da mesma maneira que outros leilões. O bem, neste caso o automóvel, é disponibilizado para ser adquirido, e a pessoa que efetuar o maior lance ganha o direito de comprá-lo.

Antes de efetuar um lance, é necessário conferir todos os itens de seu edital. No documento, serão especificados uma série de detalhes referentes ao automóvel, à transação e, mais importante, informações a respeito de multas ou débitos do bem, que podem ser transferidos para o novo comprador. Para não ser surpreendido com essas informações após o lance ser aprovado, é preciso conhecer cada uma das particularidades da operação.

Em um leilão online, basta cadastrar-se no site para poder participar do evento. Cada item leiloado tem suas próprias especificações e pode exigir alguns requisitos. Já nos casos de leilões presenciais, é preciso estar atento às divulgações do leiloeiro para participar do evento. Nesses casos, o diferencial é que os bens são dispostos em um pátio antes do início do leilão, o que facilita a avaliação dos automóveis pelos possíveis compradores.

Quando o lance pelo carro recuperado de financiamento é aceito pelo leiloeiro, o comprador deve cumprir com os trâmites acordados e efetuar o pagamento. Geralmente, o pagamento deve ser feito à vista, em um período de até 48 horas. Os métodos mais utilizados são o boleto ou a guia judicial, onde são cobrados o lance do leilão, a comissão do leiloeiro e uma taxa administrativa, mas tanto o método utilizado quanto as taxas podem variar, de acordo com cada instituição.