O Hackatagro, movimento que valoriza a digitalização do agronegócio brasileiro, foi premiado na categoria de projetos de conteúdo em qualquer plataforma de mídia na 20ª Mostra de Comunicação do Agro, iniciativa da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA). Esta é a maior e mais importante premiação de comunicação e marketing do agro, que valoriza peças, campanhas, programas e cases desenvolvidos e divulgados na mídia. O Hackatagro recebeu medalha de “Bronze”.
“Há três anos, diante das oportunidades de digitalização do meio rural, colocamos em prática o projeto de acelerar esse processo, atraindo participantes do ecossistema de inovação para o agro, setor extremamente importante para a economia e a sociedade brasileira. O projeto tem gerado resultados importantes para o mercado e sua qualidade se reflete nessa premiação, motivo de orgulho para todos nós”, afirma Alberto Meneghetti, CEO da Neodigital, agência de marketing e comunicação focada no agronegócio e realizadora do HackatAgro.
Com 15 categorias diferentes, as 265 peças inscritas na 20ª Mostra de Comunicação do Agro da ABMRA foram avaliadas por 30 profissionais de comunicação e propaganda, além de personalidades do agronegócio e produtores rurais. Participaram somente peças veiculadas entre 1º de junho de 2021 e 31 de julho de 2022, no Brasil. A Neodigital também venceu em outras duas categorias: campanha out-of-home (OOH) e campanha promocional, varejo e material de ponto de venda – ambas com ações contratadas pela UPL.
“Por meio do HackatAgro, realizamos maratonas de inovação que buscam solucionar problemas propostos por nossos patrocinadores e apoiadores. Desde o seu surgimento, já contamos com patrocínio de importantes empresas, como Banrisul, Claro, Yara, New Holland, Kepler Weber, Amaggi, e uma longa lista de entidades. Em nossa última edição, realizada no fim de novembro, tivemos o apoio de Syngenta, SLC Agrícola, Cotrijal, Instituto Caldeira e unidades gaúchas e paulistas do Senac”, informa Donário Lopes de Almeida, idealizador do HackatAgro.
Para Alberto Meneghetti, que em 2020 fundou a Neodigital tendo estratégia e inovação como meios e resultados como fim, o HackatAgro é muito mais que um hackathon: é geração de informação e de conteúdo inovador. “Estamos aplicando ao projeto o conceito de branding, adicionando uma questão comunicacional a um evento essencialmente digital e de tecnologia. Essa interação está na raiz da Neodigital, que surgiu como uma agência de publicidade que pensa exclusivamente no marketing digital voltado ao agronegócio.”