FRIGEL e HBR anunciam joint venture para liderar controle térmico na América Latina

Read Time:1 Minute, 59 Second

A HBR Máquinas e Equipamentos Ltda (“HBR”) e Frigel Firenze S.p.A (“FRIGEL”) uniram forças para formar a Frigel Latinoamerica Ltda (“FLA”), o maior grupo brasileiro para fornecimento de equipamentos para refrigeração e controle térmico de processos industriais, com foco na aplicação de tecnologia para economia de água e energia.

Por meio da joint venture, as empresas consolidaram a liderança na fabricação e vendas de sistemas patenteados de resfriamento adiabático, chillers de alto desempenho e soluções especiais. “A diferença entre a oferta e a demanda global de água deve chegar a 40% até 2030 se as práticas atuais continuarem, de acordo com o Fórum Econômico Mundial. Em muitos lugares, a demanda já está excedendo a oferta sustentável e, em outros, a escassez de água está dificultando o crescimento econômico. É obrigatório que as empresas de hoje busquem soluções mais verdes e inteligentes, e o portfólio da joint venture se concentrará nisso”, afirma Alessandro Moroni, CEO da Frigel Firenze.

A Frigel Latinoamerica une as soluções e tecnologias das empresas para o crescimento acelerado. A expectativa é dobrar a operação nos próximos três anos, além de maior competividade e cobertura. Com posições societárias iguais, a joint venture terá gestão própria, com diretores apontados pela HBR e FRIGEL Firenze.

“A joint venture promove sinergias para intercâmbio tecnológico, suprimentos globais, P&D e canais de vendas. O anúncio de hoje expande nossa estratégia iniciada em 2019 com a aquisição da REFRISAT, fornecedora líder de chillers e termorreguladores de alta qualidade para a América Latina”, afirma Daniel Cueva, Diretor de Marketing e Vendas da HBR, ao destacar que o acordo também consolida a relação entre HBR, REFRISAT e FRIGEL.

Com unidades fabris em Guarulhos, São Paulo e Jundiaí, a Frigel Latinoamerica fornecerá soluções para diversos setores, como Plástico e Borracha, Alimentos e Bebidas, Geração e Transmissão de Energia, Data Centers, Químico e Farmacêutico, Metais, entre outros.

Joint venture busca soluções sustentáveis e eficientes

A aliança entre as empresas se deu pelo relacionamento com o mercado e, principalmente, pelos valores apresentados, como o objetivo em comum em desenvolver uma indústria mais eficiente e sustentável. “Reduzir o impacto ambiental deve ser premissa de todos e aliar sustentabilidade a uma marca consolidada e de sucesso é garantir o desenvolvimento necessário para estar presente em diversos segmentos, reforçando nossa busca constante por inovação, permitindo que nossos clientes escolham soluções completas, seguras e eficientes” diz Cueva.