No dia 24 de novembro, a cidade de Campo Grande (MS) foi responsável por avaliações de carcaça da 22ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade. A unidade 2 do frigorífico Friboi no município contou com a participação de 6 pecuaristas, que inscreveram 611 animais. Em conjunto com a Associação Sul Mato-grossense dos Criadores de Nelore (ASCN), a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), avaliou 355 machos não castrados, 216 machos castrados e 40 fêmeas. A edição do maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo tem o apoio Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal.
“A etapa de Campo Grande foi de grande importância para a pecuária brasileira, 6 pecuaristas participaram e puderam mostrar o fruto do trabalho árduo realizado por eles. Além disso, observamos também, muita qualidade de carcaça. Os dados coletados falam por si, já que dos 571 machos, 97% pesaram mais de 18 arrobas, elevando a média para 21,3 arrobas”, destaca Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB.
Melhor Lote de Carcaças de Machos
Os machos avaliados apresentaram até dois dentes incisivos permanentes – ou cerca de dois anos de idade – em 72% dos casos, sendo que 45% desse total possuía dentição de leite completa – ou menos de dois anos de idade.
O campeonato foi vencido por Adilton Boff Cardoso, da Fazenda Segredo, localizada em Bataguassu (MS), que em 2021 conquistou esta mesma posição na etapa. Neste ano já havia conquistado a Medalha de Ouro na etapa do Friboi em Naviraí (MS). A Medalha de Prata foi entregue a Eros Felipe, da Fazenda Girua, que fica localizada em Rio Verde do Mato Grosso (MS). O terceiro lugar e a Medalha de Bronze ficaram com Sérgio Batista Marques, proprietário da Fazenda Terra Plana, de Bonito (MS).
Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas
Entre as mais de 40 fêmeas Nelore avaliadas, 100% possuía até dois dentes incisivos permanentes – cerca de dois anos de idade –, sendo que 75% tinha dentição de leite completa – menos de dois anos de idade. De todas as fêmeas, 52,2% apresentou cobertura de gordura mediana. As fêmeas pesaram mais de 14 arrobas, elevando a média para 15 arrobas.
O campeonato de fêmeas teve Antônio dos Santos, da Fazenda Paiol II, de Nova Alvorada do Sul (MS), como vencedor.
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.