As práticas esportivas como recurso para saúde e bem-estar

Read Time:2 Minute, 12 Second

Veja quatro dicas para melhorar a performance nos esportes

 

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e da Universidade de Warwick, no Reino Unido, fez uma relação entre a prática esportiva e a longevidade, demonstrando que, quanto mais propósito de vida definido, mais ativas fisicamente as pessoas são. A prática de atividade física, seja de modo profissional ou não, influencia diretamente o comportamento, alimentação, disciplina, foco e outras áreas da vida. Portanto, vale analisar quais estratégias podem ser utilizadas para melhorar a performance nos esportes e de que maneira as pessoas podem se beneficiar delas.

 

Hidratação

 

É primordial que ao praticar esportes o indivíduo pense na hidratação, uma vez que, em estado de desidratação, as funções metabólicas do organismo são alteradas, a probabilidade de sofrer lesões e cãibras aumenta e a fadiga ocorre de maneira mais rápida, levando o praticante a levar mais tempo para se recuperar. Posto isso, o atleta deve estar atento à ingestão de líquidos para repor eletrólitos e outros nutrientes que são perdidos durante a realização de atividades físicas. 

 

Alimentação 

 

A alimentação é um dos pontos primordiais para manter uma boa saúde; especificamente antes da prática de exercícios, indica-se o consumo de alimentos que possuam uma digestão mais lenta, alimentos leves e frutas, por exemplo. Após a prática, os carboidratos com índice glicêmico elevado são indicados, uma vez que o atleta ou praticante precisa repor o glicogênio muscular.

Consistência

A prática de exercícios de maneira consistente é um dos indicativos de que a performance irá trazer resultados desejados em longo prazo. A intensidade dos exercícios e da prática de esportes não está relacionada a sua qualidade, mesmo porque a prática intensa pode ser até mesmo prejudicial. Portanto, atentar-se a consistência e repetição de maneira orgânica é mais importante que a intensidade. O ideal é iniciar a prática de maneira leve e intensificar ao longo do tempo, respeitando os limites do corpo.

Recursos

Para quem deseja iniciar a prática de esportes ou até mesmo para quem já é profissional, é importante que os recursos necessários para realizar as atividades estejam disponíveis. Ou seja, é importante que, para além do desejo, o momento da atividade seja reservado na agenda, para que haja até mesmo a consistência já mencionada. Além disso, recursos como roupas apropriadas, espaço adequado para realização, entre outros itens específicos, como para quem quer lidar com problemas vasculares e não quer deixar a prática de esportes de lado, as meias de compressão podem ser boas aliadas, a exemplo da meia Kendall, cuja atuação na circulação do sangue previne o surgimento de varizes, entre outras coisas.