O que esperar dos meios de pagamentos digitais no e-commerce?

Read Time:4 Minute, 18 Second

Meios de pagamentos digitais visam transações e vendas online de forma mais segura e ágil, assim, disponibilizando mais formas para pagamento.

Assim como em lojas físicas, toda e qualquer transação é realizada com tecnologias, garantindo a segurança desses meios de pagamentos digitais.

Você sabe quais são esses meios, e o impacto que eles vem causando nos últimos tempos? Não se preocupe, você vai entender ao longo desse conteúdo. 

Boa leitura!

O que são os meios de pagamentos digitais

Os chamados meios de pagamentos digitais são as tecnologias que viabilizam o câmbio de informações e dinheiro, tudo de forma criptografada e através da internet

Ou seja, faz com que o e-commerce faça o uso dessas ferramentas no momento de aceitar pagamentos on-line, tudo sempre com muita segurança e agilidade.

Contudo, são responsáveis pela disponibilização das integrações, junto às mais variadas formas de pagamento.

O que inclui o tradicional cartão de crédito, cartão de débito, boleto bancário, PIX, voucher on-line e também as carteiras digitais.

Isso quer dizer que, para os vendedores dos e-commerces conseguirem realizar as vendas online, eles precisam disponibilizar inúmeros meios de pagamentos.

Meios de pagamentos digitais mais utilizados no e-commerce

A lista de meios de pagamentos no comércio eletrônico é variada.

Afinal, um estudo realizado pela Moosend, mostra que 8% dos abandonos dos carrinhos são justamente pela forma de pagamento limitada.

Bom, atualmente os meios mais utilizados vem sendo:

  • Gateway: uma tecnologia mais rebuscada e personalizável para que as transações virtuais sejam processadas. A maioria das grandes lojas buscam por essa opção, pelo fato da tecnologia Gateway transportar os dados de uma transação, além disso a funcionalidade multiadquirência faz coon que no caso de falhas técnicas ou instabilidades a compra seja processada da mesma forma em uma outra adquirente;
  • Subaquirente: tecnologia para pagamento mais acessível pois se enquadra em todos os tipos de modelo de negócio. Porém, é mais limitado no quesito personalização, e ao entregar tudo ao lojista sem atritos tem um preço mais elevado do que a Gateway;
  • PSP: o Provedor de Serviços de Pagamento – PSP, é uma tecnologia onde são reunidos índices de conversão com soluções multiadquirente, e a simplicidade operacional sempre pronta para o uso;
  • Adquirente: uma forma de pagamento que está por trás de todas as outras, inclusive no físico,  isso quer dizer que, é ela a grande responsável pelo funcionamento das maquininhas de cartão. Para utilizar o adquirente nas lojas online é preciso ter o Gateway plugado junto a um antifraude, tudo para garantir máxima segurança de dados.

Impacto dos meios de pagamentos digitais no e-commerce

Em um mundo tão digital, a maior preocupação durante os processos de vendas são as fraudes. 

Por esse motivo, mesmo que as vendas sejam aprovadas de imediato, muitas verificações complexas são realizadas.

A fim de garantir que a compra e o local sejam realmente confiáveis.

Com isso, tivemos um impacto significativo no quesito vender bem pelo e-commerce, porém com cuidado. 

Muitas lojas já não salvam mais os dados de pagamento, e grande parte dos clientes só fazem compras pelo e-commerce com o uso de cartões virtuais.

Porém, é importante alinhar a decisão dos melhores meios de pagamentos do e-commerce com um planejamento financeiro e com os objetivos do negócios. 

Para dessa forma escolher aquilo que irá permitir um crescimento saudável. 

3 meios de pagamento digitais que são tendências

Os varejistas devem ficar de olho no próximo ano, principalmente quando se trata das formas de pagamento que estarão disponíveis.

A seguir, veja 3 meios de pagamentos digitais que são tendência no mundo do e-commerce:

#1 Superapps

Esses aplicativos que unem várias funcionalidades em uma só, são os chamados super app. 

Eles facilitam a experiência do usuário, ganhando tempo sem precisar entrar e sair de várias telas ou ainda baixar vários aplicativos. 

O MercadoLivre, por exemplo,  já usa essa função em suas plataformas, além de um sistema próprio de pagamento.

Segundo a Social Miner, no Brasil é crescente o número de pessoas que realizam compras através do smartphone. 

Isso indica a necessidade do seu negócio ter um foco na jornada do consumidor, para oferecer aquilo que ele busca. 

#2 Carteiras digitais

A segurança é a preocupação de muitas pessoas quando o assunto é dinheiro e dados. Com as carteiras digitais, é possível se tranquilizar. 

A tecnologia é mais segura do que cartões físicos, isso porque todas as operações realizadas por esse meio de pagamento são criptografadas.

#3 Pagamento por voz

Também chamado de voice banking é uma solução onde os clientes conseguem realizar os pagamentos online apenas com o uso do comando de voz. 

Uma forma segura e que visa evitar fraudes. 

Essa novidade promete revolucionar o mundo dos e-commerces.

O que achou do conteúdo? 

Agora que já sabe um pouco mais sobre os meios de pagamentos digitais, fica mais fácil escolher qual usar.

Principalmente na hora de fechar suas compras ou ainda qual incluir no seu e-commerce.

Aproveite e acompanhe também: Do WhatsApp Pay a Criptomoeda: 5 meios de pagamento que são tendência e como protegê-los das ameaças cibernéticas.