Black Friday: veja a importância de um planejamento a longo prazo

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Estratégias bem definidas e planejamento são essenciais para o sucesso de vendas na Black Friday

A Black Friday já é considerada uma das datas mais importantes para os lojistas e seu crescimento vem aumentando a cada ano que passa. Porém, é muito importante para o lojista se preparar para esse evento com antecedência e ter um bom planejamento, que envolve a definição de metas e decisões que serão colocadas em prática pela empresa nesta data. Estratégias bem definidas são essenciais para alcançar o sucesso esperado nessa data tão importante para o comércio. Veja algumas dicas de como se preparar para a Black Friday:

Invista em divulgação

A maioria das empresas começa a divulgar as promoções da Black Friday uma semana antes da data e os consumidores são bombardeados com ofertas. Porém, começar uma campanha com antecedência pode ser muito eficaz para criar um relacionamento entre o cliente e a marca. Investir em plataformas modernas que abrangem o seu público-alvo é essencial para chegar nos clientes. Existem muitas redes sociais em que a empresa pode apostar em parcerias com influenciadores, por exemplo, para atrair a atenção do cliente e levá-lo até o produto final.

Prepare a empresa para o aumento de demanda

O aumento de vendas nessa data pode ser muito expressivo dependendo da divulgação que foi feita. Por isso, um bom controle de estoque e o estudo com antecedência dos produtos que serão anunciados na promoção é muito importante para evitar uma loja cheia de produtos esgotados na Black Friday.

Com o aumento do volume de vendas, pode se fazer necessário pensar em novas estratégias de entrega e assistência. A contratação desses serviços, assim como funcionários temporários para suprir as necessidades da empresa nesse período, deve ser feita com muito planejamento e antecedência, para evitar imprevistos.

Ter um canal de vendas rápido e ágil também pode facilitar o processo, por isso investir em atendimento via WhatsApp, SMS entre outros pode ser uma das soluções.

Outro ponto importante é preparar seu e-commerce para receber um fluxo muito maior de clientes que o habitual, por isso investir em tecnologias para garantir que o site não vai apresentar problemas pelo grande número de acessos é essencial para não perder vendas.

Tenha um pós-venda de qualidade

A Black Friday é um evento anual e ter um bom atendimento ao cliente irá garantir a confiabilidade e a retenção por parte dos clientes. Investir em uma equipe qualificada para realizar esse serviço é tão importante quanto realizar as vendas. Eventuais reclamações são comuns no mercado varejista e estar preparado para solucioná-las com eficiência e rapidez é essencial para a satisfação do cliente.

Muitas outras estratégias podem ser traçadas e estudadas antes da chegada da Black friday como:

  • Estudar a concorrência e analisar os tipos de promoções que estão sendo oferecidas.
  • Criar antecipadamente as artes que serão divulgadas para anunciar as promoções.
  • Adaptar a empresa para oferecer mais formas de pagamento.
  • Mapear os principais pontos de contato entre o cliente e a empresa para aperfeiçoá-los.
  • Implantar um sistema antifraude para evitar possíveis prejuízos por fraudes no pagamento.

É importante que o planejamento da Black Friday seja feito com muito cuidado e antecipação, para garantir os resultados esperados e fidelizar os clientes para que eles voltem a comprar na sua empresa mesmo fora desse período.