● Estudo Tendências do Consumidor — Mobilidade Urbana, do Data OLX Autos, revela comportamento dos usuários
● Levantamento aponta referências de locomoção, perfil de veículo e mudança de hábitos entre gerações estudo
● Acesso ao 5G e ao Wifi no automóvel é indicado principalmente pelas gerações X e BB, com 51% no nível de importância
● 35% compraria um veículo híbrido e/ou elétrico; gerações mais novas (Z e Y) e classe A se destacam nessa preferência.
Automóvel como aspecto central no deslocamento, preferência por conectividade 5G e Wi-FI e adesão das gerações mais novas aos modelos híbridos e elétricos. Essas e outras preferências são reveladas na pesquisa Tendências do Consumidor — Mobilidade Urbana, levantamento exclusivo do Data OLX Autos, solução de inteligência automotiva da OLX, maior plataforma de compra e venda online de veículos no país, que será divulgado no Conecta Autos 2022.
O objetivo do estudo é identificar mudanças no comportamento do público relacionados à mobilidade nos centros urbanos. A análise contou com 4.580 usuários da plataforma nas cinco regiões do país entre o fim de setembro e o início de outubro.
“Acompanhamos de forma atenta os comportamentos relacionados à mobilidade. E, por meio do nosso braço de inteligência, Data OLX Autos, compartilhamos transformações e tendências apontadas por nosso público, que podem contribuir para ampliação de ações em mobilidade e tomadas de decisão em um futuro próximo e de longo prazo” reforça Flávio Passos, VP de Autos e Comercial da OLX.
Frequência de uso dos meios de deslocamento
O carro e a motocicleta estão como meios de transporte prioritários, segundo 60% dos entrevistados. E, os demais estão divididos entre deslocamento a pé/caminhada (29%) e ônibus/vans (11%), além de bicicleta.
Aplicativos de mobilidade são mais utilizados ocasionalmente (por 55%), enquanto táxi, trem, metrô, ônibus ou similares e bicicleta não são utilizados por mais da metade dos participantes do levantamento.
Tipo de transporte e rotina
O estudo da OLX avaliou também quais meios são mais utilizados de acordo com o tipo de local e atividade. O automóvel é o tipo de transporte mais utilizado nos deslocamentos para a residência de amigos e familiares na cidade (73%), ao hospital (70%), ao supermercado e padarias (66%), bares e restaurantes (60%), para o trabalho (54%), bancos e lotéricas (50%) e escolas e universidades (44%).
A maioria dos participantes costumam ir mais a pé quando se deslocam para farmácia (52%). Já os aplicativos de mobilidade são a segunda opção preferida para ir a bares e restaurantes (31%), ao hospital (24%) ou rumo a clínicas de saúde (22%).
Em relação ao transporte público, apesar de aparecerem como menos utilizados ao somar todos os entrevistados, a pesquisa da OLX traz algumas curiosidades relacionadas ao perfil. Entre quem cita os meios que mais utiliza para ir ao local de trabalho, por exemplo, destaca-se a menção ao uso de automóvel entre respondentes masculinos (58%) e o uso de ônibus, vans entre a geração Z (31%). Já a utilização de trem e metrô é menos comum entre as gerações de mais idade (X e BB) – sendo 6% na comparação com os mais jovens (10%).
Automóvel e locomoção a pé como mais importantes
Cerca de 68% dos usuários entrevistados pelo levantamento da OLX apontam que ter um carro para uso pessoal é importante, seguido da possibilidade de poder se deslocar a pé (47%) e aplicativos de mobilidade (40%).
Maioria quer veículo usado ou seminovo
O estudo da OLX também avaliou a intenção de compra de automóveis nos próximos seis meses. Mais de 40% dos entrevistados têm a intenção de adquirir um automóvel nesse período, sendo que 15% deseja comprar um usado e 13% um seminovo.
Preço é o item mais importante na compra
Dentre os itens mais relevantes na hora de comprar um veículo, 90% dos entrevistados consideram mais importante o preço do automóvel, seguido do custo de manutenção do veículo (85%), conforto no deslocamento (84%), escolha pelo tipo de automóvel (81%) e preço do combustível e IPVA (73%).
“Ainda que tenha havido o restabelecimento de parte do suprimento de semicondutores e a indústria automobilística dê sinais de recuperação, o acesso ao crédito, o endividamento da população brasileira e a inflação são fatores que impactam no bolso do consumidor”, afirma o economista chefe da OLX, Danilo Igliori.
O estudo aponta que importância do conforto no deslocamento se destaca nas classes mais altas (A/B), enquanto preço e custos com o veículo são mencionados principalmente pelo público feminino participante da pesquisa.
Em relação à forma de pagamento, a maioria planeja comprar o automóvel por meio de entrada e financiamento (38%), seguido de pagamento à vista (37%), carro atual como parte do pagamento e financiamento (18%) e carro atual como parte do pagamento e o restante à vista (11%). Cerca de 10% dos respondentes pretendem financiar 100% do valor e 8% preferem utilizar o consórcio.
Tecnologia e conectividade
O levantamento da OLX avaliou quais aspectos os consumidores participantes consideram mais relevantes em termos de tecnologia do veículo que pretendem adquirir. Os itens mais importantes são as atualizações de manutenção do veículo (60%) e ligações automáticas para resgate em caso de acidente (60%). Em seguida está a poltrona antissono que visa “acordar” motoristas quando eles começam a manifestar fadiga (51%).
O acesso ao Wi-Fi e o 5G, implementado no Brasil neste ano, aparece em quarto lugar como item mais relevante, sendo citado principalmente pelas gerações X (51%) e Baby Boomer (52%).
Veículos híbridos e elétricos
A maioria dos participantes também indicou interesse em comprar modelos híbridos ou elétricos (35%). Destacam-se as gerações mais novas (Z e Y) e os entrevistados da classe A. Apesar dessa tendência, 17% não consideram comprar veículos desse tipo, e 16% estão indecisos.
O estudo também perguntou se os entrevistados teriam interesse em instalar Gás Natural Veicular (GNV) no automóvel para economizar com combustível, obtendo 26% das respostas afirmativas. Dentre essas, predomina o público feminino (34%), as gerações Z e Y (29%), a classe C (37%) e usuários das regiões Norte (35%) e Nordeste (32%).
Perfil dos entrevistados
O estudo entrevistou 4.580 usuários da plataforma nas cinco regiões do país entre 22/9 e 5/10, abrangendo nascidos da Geração Z (com até 26 anos) aos Baby Boomers – BB (59 anos ou mais), das Classes A, B, C, D e E, sendo 83% compostos da população economicamente ativa. A maioria dos entrevistados se identifica como homens (80%), com média de 46 anos de idade, pertencentes à Geração X.
Os estados com mais participantes foram São Paulo (22%), Rio de Janeiro (13%), Distrito Federal (11%), Rio Grande do Sul (8%) e Minas Gerais (8%).
O público é composto principalmente por entrevistados da classe B (48%) e C (34%), com renda média familiar mensal de R$ 5.465,14.
A maior parte do público possui automóvel (77%). Desses, 88% possuem carro e 24% tem motocicleta ou motoneta.
Sobre a OLX Brasil
No Brasil desde 2010, a OLX Brasil tem a missão de empoderar as pessoas a alcançarem seus sonhos, reinventando o modelo de consumo. A empresa é 100% digital e faz isso por meio de tecnologia desenvolvida localmente, ajudando seus usuários a comprar e vender quase tudo de maneira rápida, segura e conveniente. Ao encorajar o reuso, a OLX Brasil contribui com a redução de lixo, de emissões de CO2 e incentiva o uso de recursos naturais, dando aos itens segunda, terceira e até uma quarta vida.
Com a aquisição do Grupo ZAP, concretizada em novembro de 2020, a OLX Brasil passa a contar com duas unidades de negócios: OLX, que segue operando como plataforma horizontal com as categorias de Autos, Imóveis, Bens de Consumo, Empregos e Serviços, além da carteira digital OLX Pay; e ZAP+, totalmente focada em imóveis e responsável pelas marcas ZAP, Viva Real, DataZAP+, Anapro+, Geoimovel, Conecta Imobi e ZAP+Fin. O ZAP+ também passa a comercializar todos os produtos de imóveis das diferentes marcas do grupo.
A aquisição envolveu a compra de 100% das ações do Grupo ZAP. Os acionistas da OLX Brasil continuam sendo os dois dos principais grupos globais de mídia e investimento em marketplaces: Prosus N.V. (50%), listada na bolsa de Amsterdam e majoritariamente controlada pela Naspers Ltd, e Adevinta ASA (50%), listada na bolsa de Oslo e controlada pelo grupo norueguês Schibsted.
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