Pesquisa sobre recrutamento e seleção aponta ainda que 12% nunca empregam tais práticas no processo de escolha de candidatos; trata-se do maior percentual em relação a outros países em que a mesma pesquisa foi realizada
Diversidade e inclusão são as principais práticas para a criação de um ambiente plural –e mais justo–, e ela começa no recrutamento de talentos.
No entanto, pesquisa realizada pelo GetApp, plataforma de recomendação de softwares, mostrou que apenas 2 de cada 10 pequenas e médias empresas (PMEs) sempre implementam práticas de diversidade e inclusão no recrutamento.
O levantamento online ouviu 306 profissionais de recursos humanos (RH), entre os dias 1 e 7 de setembro, que estavam envolvidos em atividades de seleção de talentos em PMEs.
Um exemplo de prática inclusiva no recrutamento seria a implementação de entrevistas às cegas, em que informações pessoais do candidato, como gênero e formação acadêmica, e sua imagem podem ser ocultadas para que vieses inconscientes dos recrutadores não interfiram no processo de seleção.
Os profissionais de RH também foram questionados quais elementos seriam importantes, pensando a partir da perspectiva dos candidatos, para decidirem aplicar a uma vaga de emprego. Apenas 15% acreditam que as políticas de diversidade e inclusão seriam um diferencial na decisão de realizar uma candidatura.
“Embora a discussão acerca da diversidade no ambiente corporativo tenha se intensificado nos últimos anos, os dados do GetApp indicam que a prática ainda não parece estar disseminada entre as PMEs brasileiras, especialmente na questão de recrutamento e seleção”, comenta Marcela Gava, analista responsável pelo estudo.
Maioria das PMEs dizem incluir salário nas ofertas de emprego
A divulgação do salário em ofertas de emprego foi um dos temas que ganhou destaque em 2022, especialmente por conta da tramitação do projeto de lei 1149/22, que obriga as empresas a divulgarem a remuneração oferecida ao anunciar uma vaga.
No estudo do GetApp, 95% dos profissionais de RH disseram que suas empresas incluem o salário na descrição do anúncio –desse montante, 60% disseram divulgá-lo sempre e 35% o fazem às vezes.
De acordo com eles, o principal motivo para se incluir o salário na oferta é assegurar que as pessoas interessadas estão bem informadas antes de se candidatar ao emprego (70%).