Odontologia digital: quais são os avanços que essa tendência trouxe para os consultórios brasileiros?

Read Time:2 Minute, 29 Second

A forma digital de atender pacientes reduz custos e promove mais agilidade em tratamentos

Os avanços da tecnologia cada vez mais transformam a sociedade e a forma como as pessoas interagem entre si e como consomem produtos e serviços. Dentre esses avanços, está a digitalização de diversas áreas, e uma área que cada vez mais recebe os processos de digitalização é a área da odontologia.

Com o objetivo de facilitar o trabalho dos profissionais e agilizar os processos de diagnóstico, a digitalização traz diversas vantagens para o segmento. A tendência se mostra positiva para o setor e para os clientes, isso porque o processo de digitalização de diversas etapas dos diagnósticos e tratamentos reduz o tempo de espera e de decisão, além de potencializar a prática profissional, que, por sua vez, fica menos propensa a erros.

Conheça alguns dos processos do setor odontológico que sofreram digitalizações e se tornaram mais rápidos e eficientes.

Tecnologia 3D

Também chamada de tecnologia CAD/CAM, esta técnica é usada para o design e a confecção das peças protéticas odontológicas, como próteses, pontes, coroas, etc. A arcada dentária do paciente é mapeada utilizando um scanner especializado, que vai capturar com muita precisão todas as características anatômicas da boca do paciente.

Após essa captura, um software de design constrói um modelo em 3 dimensões da boca do paciente, assim são modeladas as peças protéticas que em seguida são transportadas, via um arquivo específico, para uma impressora 3D que vai produzir aquela peça. A grande vantagem é que dessa maneira não é mais preciso que um especialista produza essas peças à mão, o que é muito demorado e custoso; com a produção utilizando uma impressora 3D, o modelo terá sempre o melhor encaixe possível e a produção é acelerada, pois as máquinas podem trabalhar centenas de horas ininterruptamente e com um custo muito menor.

Laserterapia

A laserterapia consiste no uso de raios laser de potência muito baixa, totalmente inofensivos. Esses feixes de laser são utilizados para reduzir inflamações intrabucais, diminuir a hipersensibilidade de dentes e acelerar o processo de recuperação pós-cirúrgico, trazendo mais rapidez de recuperação e reduzindo o desconforto sentido por pacientes mais sensíveis. Essa tecnologia se mostrou cada vez mais presente em consultórios espalhados pelo Brasil.

Radiografia digital

A tecnologia de radiografia digital já está presente na odontologia a um pouco mais de tempo, mas se torna a cada dia mais avançada e mais precisa. Ao prover imagens de alta resolução e grande precisão, o processo de diagnóstico se torna mais preciso e eficiente. Antigamente, era preciso ir a um consultório específico para fazer uma radiografia bucal em aparelhos grandes, pesados e caros; atualmente, os aparelhos são menores, silenciosos e muito mais baratos, assim diversos consultórios podem ter a possibilidade de o profissional tirar uma radiografia de um cliente no mesmo momento em que faz uma avaliação inicial e já prescrever um diagnóstico, reduzindo o tempo gasto de deslocamento desse cliente, que agora faz todos os procedimentos em apenas um lugar.