Confira o crescimento do mercado de vendas online e como o e-commerce pode revolucionar o seu negócio.
O mercado de vendas online cresce no país de forma exponencial. Deste modo, atrai cada vez mais investidores, uma vez que oferece oportunidades diferenciadas de negócios. A chave do sucesso é encontrar um nicho com desenvolvimento em potencial, além de se esmerar no atendimento ao cliente.
Importante ressaltar que o faturamento do comércio eletrônico veio na contramão da crise econômica mais recente, que trouxe o encolhimento de vários setores da economia. Para se ter uma ideia, a Black Friday 2021 teve faturamento médio de R$ 5,419 bilhões. A expectativa é de que esse crescimento siga na edição de 2022.
Deste modo, considerar a abertura de uma loja virtual e ver ideias de negócios com pouco dinheiro é algo que está se tornando atrativo para muitos empreendedores. Com o objetivo de ajudar a aumentar as oportunidades de negócios, trouxemos informações importantes sobre a modalidade e como investir nela.
Estatísticas do crescimento do mercado de vendas online no Brasil
Uma pesquisa realizada pela SmartHint aponta que, no primeiro semestre de 2022, o faturamento do comércio eletrônico no Brasil foi 785% superior ao registrado em 2021. De modo geral, o cenário destaca para as seguintes estatísticas:
O Índice MCC-ENET, indicador de consumo, pontuou 8,65% de crescimento em vendas, somente de janeiro a maio de 2022.
Entre janeiro e março deste ano, 17,5% das pessoas com acesso à internet fizeram, ao menos, uma compra virtual. Isso representa 24 milhões de clientes.
Quanto às formas de pagamento, o Pix “abocanhou” 4,3% do faturamento total no primeiro trimestre de 2021, saltando para 9,7% no mesmo período de 2022. Contudo, o cartão de crédito segue disparado nas preferências de uso.
O uso de cupons cresceu 188% nos primeiros cinco meses deste ano.
Diante deste overview sobre o e-commerce no Brasil, percebemos o quanto o mercado de vendas online vem crescendo no país. Até o final de 2022, a expectativa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) é de que o faturamento suba mais 12%.
O que faz o comércio eletrônico crescer?
Por que o mercado de vendas online cresce no país de forma tão potente? Essa ascensão contínua tem sustentação em alguns fatores, a saber:
conveniência pela integração entre lojas físicas e virtuais, dispensando a ida até o local de compra;
consumidor conectado à internet diariamente, o que favorece pesquisas sobre os produtos e lojas;
usuário mais confiante no mercado de vendas online, tanto na inserção de dados quanto recebimento dos produtos;
emprego de ferramentas e tecnologia de ponta pelas lojas, aprimorando a logística, segurança, atendimento e acompanhamento até a entrega;
estabelecimento de novas relações de consumo
foco no empreendedorismo.
Tais elementos certamente impulsionam o crescimento do e-commerce no Brasil, mas é também importante verificar onde isso acontece de forma notável.
Oportunidades de negócios com vendas online
Que o mercado de vendas online cresce no país, já sabemos, porém, algumas áreas propiciam maiores oportunidades de negócio. Nesse sentido, podemos apontar que os segmentos de maior expansão são:
Telefonia;
Cosméticos e perfumaria;
Eletrodomésticos;
Itens de esporte e lazer;
Objetos para casa e decoração;
Saúde;
Informática;
Materiais de construção e ferramentas;
Acessórios e itens para bebês;
Alimentos e bebidas.
Neste escopo, podemos ainda apontar que os itens mais vendidas pela internet são:
notebook (principalmente com a tendência do trabalho remoto);
smartphone;
livros;
acessórios, por exemplo, brincos, pulseiras e relógios;
games;
dispositivos para celular, como fones de ouvido;
panela elétrica;
vestimentas;
sofás.
Em razão da pandemia, também foi identificado alto número de compras das máscaras de proteção.
Como vender bem no e-commerce?
Para concluir, vimos que o mercado de vendas online no país e, consequentemente, aumenta as oportunidades de negócio. Alguns dos fatores que possibilitam isso são a conveniência, maior tempo de conexão do consumidor e confiança nas entregas.
Ainda, algumas áreas apresentam maior crescimento, por exemplo, informática e vestuário. Itens, como computadores, puxam os números como objetos mais buscados na compra virtual. Mas, o que fazer para angariar negócios neste mundo tão novo e promissor?
Encontre um nicho de potencial com produtos que atendam às expectativas do consumidor. Além disso, monte um sistema seguro de compra, preze pela qualidade do atendimento e rapidez na entrega.