Mais de 1.300 animais terminados em confinamento foram avaliados na 7ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, em Ituiutaba (MG)

Read Time:2 Minute, 50 Second

A sétima etapa do Circuito Nelore de Qualidade – realizada no dia 27 de setembro, no frigorífico Friboi de Ituiutaba (MG) – teve a avaliação de 1.356 animais, todos terminados em confinamento. Os 1.327 machos não castrados e as 29 fêmeas foram inscritos por dez pecuaristas participantes. A etapa foi promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) com a Associação Mineira dos Criadores de Nelore (AMCN). O Circuito Nelore de Qualidade 2022 tem o apoio de Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

“Ficamos extremamente satisfeitos com a 7ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, recebemos um grande número pecuaristas inscritos, totalizando 1.356 animais de ótima qualidade. Esse rebanho representa o que de melhor há em Minas Gerais, estado que possui mais de 20 milhões de cabeças e ocupa uma posição muito importante na produção pecuária em nosso país”, destaca Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB.

O destaque entre os machos foi o peso, já que 95% deles pesaram mais de 18 arrobas, com média de 22,9 arrobas. Além disso, 60% dos animais possuíam até dois dentes incisivos permanentes.

As fêmeas possuíam dois dentes em 83% dos casos. Pesaram mais de 18 arrobas 70% dos animais, com média 18,8 arrobas por fêmea. Elas também apresentaram ótima cobertura de gordura mediana ou uniforme, observado em 93% dos casos.

Melhor Lote de Carcaças de Machos

Paulo Roberto do Nascimento, da Fazenda Ponderosa, localizada em Nova Capinópolis (MG), venceu o campeonato de machos nesta etapa. A Medalha de Prata foi entregue à Agroporto Agricultura e Pecuária, que mantém a Fazenda São José do Paranaíba, de Tupaciguara (MG). Já a Medalha de Bronze foi entregue a Ademir Ferreira de Mello, da Fazenda Planalto, de Conceição das Alagoas (MG).

Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas

A criadora Liliane Caramori Bianco Queiroz, da Fazenda São José II, de Unaí (MG), foi reconhecida pelo Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas e também premiada com a Medalha Ouro Branco. Conhecida como a “Dama do Agro”, ela já venceu a etapa de Ituiutaba (MG) três vezes.

Calendário nacional

As próximas etapas nacionais do Circuito Nelore de Qualidade acontecem nas seguintes datas:

  • 18 de outubro – Friboi – Nova Andradina (MS)
  • 20 de outubro – Friboi – Redenção (PA)
  • 25 de outubro – Friboi – Lins (SP)
  • 27 de outubro – Frisa – Nanuque (MG)
  • 03 de novembro – Fribal – Imperatriz (MA)
  • 08 de novembro – Friboi – Anastácio (MS)
  • 10 de novembro – Friboi – Unid. I – Campo Grande (MS)
  • 17 de novembro – Friboi – Itapetinga (BA)
  • 18 de novembro – Friboi – Tucumã (PA)
  • 18 de novembro – Frisa – Teixeira de Freitas (BA)
  • 22 de novembro – Friboi – Andradina (SP)
  • 24 de novembro – Friboi – Unid. II – Campo Grande (MS)

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore (APCN) com apoio do Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.