KM Ambiental do Grupo Protege promove a saúde dos colaboradores e plantio de 100 mudas de árvores

Read Time:3 Minute, 12 Second

O Grupo Protege, empresa nacional de segurança privada do Brasil, tem ampliado ações de gestão de pessoas e de práticas ESG (sigla referente a Meio Ambiente, Social e Governança) em todas as suas operações. A estratégia da empresa para reter seus talentos, assegurar uma operação mais responsável e visar o desenvolvimento sustentável dos negócios é uma das prioridades do plano estratégico de 2022.

A mais nova iniciativa é o “KM Ambiental” em que os colaboradores cadastram seus quilômetros percorridos, que serão convertidos no plantio de novas mudas de árvores. A mecânica de participação é simples: o profissional pratica atividades físicas, como corrida, caminhada e ciclismo, lança o treino em um aplicativo para medir a distância percorrida, participa de uma competição entre colaboradores de toda a empresa e tem seus kms convertidos em prol do meio ambiente. Os colaboradores também concorreram a sorteios de itens esportivos a cada 1 mil km somados, além de premiações especiais para os primeiros colocados.

Cerca de 600 colaboradores participaram da ação e cadastraram seus treinos na rede social do programa. A meta de 10 mil km percorridos foi medida pelo ‘Proativômetro’ e atingida em apenas 15 dias. O plantio das 100 árvores será realizado em parceria com a Global Tree, que além de realizar a ação, acompanha a área reflorestada por três anos para garantir o crescimento e desenvolvimento das mudas. A primeira etapa do plantio será na cidade de Ribeirão Preto em novembro deste ano. 

O “KM Ambiental” é uma das iniciativas do Proativo, programa de qualidade de vida, em que os colaboradores são incentivados a desenvolver hábitos saudáveis, por meio de participações em eventos esportivos, campanhas, ações de saúde e prevenção de doenças.

“O Grupo Protege vem desenvolvendo diversas ações de cunho ambiental, a ideia de integrar o Proativo e Proambiental teve como motivação a conscientização ambiental dos colaboradores aliada ao incentivo para atividades físicas. Considerando que o programa Proativo possui bastante engajamento e alto índice de participação dos colaboradores visualizamos uma oportunidade para conscientização ambiental dos colaboradores. O KM Ambiental foi um sucesso e já planejamos uma segunda edição, além de utilizar do modelo em prol de outras causas”, afirma Jorge Tavares de Almeida, diretor de Gente & Gestão e Jurídico do Grupo Protege.

Proativo
O Proativo nasceu há quatro anos e se tornou uma bandeira de saúde para colaboradores e familiares. Atualmente, cerca de 7 mil colaboradores e 1,5 mil dependentes participam do programa. “Juntos, diariamente construímos uma cultura saudável, em que voluntariamente, incentivamos os colaboradores para participar de ações e eventos de saúde, prevenção de doenças e bem-estar”, ressalta Almeida.

Entre os projetos estão: torneio de xadrez, torneio de damas, torneio de supino, corridas virtuais, rede social exclusiva, Gympass, ações mensais (Setembro Amarelo, Outubro Rosa, etc), entre outros. Mais de 80 corridas de rua contaram com a participação de colaboradores que participam do Proativo.

A pandemia da Covid-19 não impactou a atuação do programa. Eventos on-line, treinos virtuais e ações especiais foram algumas das iniciativas para manter toda a comunidade Protege em movimento. Segundo Almeida, o Proativo nunca esteve tão próximo dos colaboradores como durante a pandemia. “A palavra ‘saúde’ nunca foi tão valorizada. Entramos nas casas dos nossos colaboradores. Virtualizamos os nossos eventos, geramos informação e conteúdo, conscientizamos e incentivamos a prevenção. Fomos do apoio emocional ao treino virtual”.

Os resultados do programa são observados pelo indicador de engajamento do programa e também com pesquisas internas, que analisam diversos critérios como clima organizacional e de satisfação, e vêm apresentando ótimas métricas nos últimos anos.

“Os resultados são significativos e impactantes, principalmente a médio e longo prazo. As maiores conquistas são dos colaboradores. Acreditamos que a saúde e o bem-estar geram qualidade de vida no ambiente de trabalho e na vida dos colaboradores. Tudo isso melhora o clima organizacional e colabora na retenção de talentos”, finaliza Almeida.