Gatos e apartamentos: como montar o enriquecimento ambiental perfeito para o seu felino

Read Time:3 Minute, 16 Second

Brincadeiras, petiscos e lugares para subir são formas simples de liberar o leão interno de cada gatinho e fazê-lo se sentir confortável na sua casa

 

Os gatos domésticos, mesmo que sejam extremamente fofos, engraçados e tenham personalidades quase humanas, ainda preservam alguns instintos selvagens de seus parentes e antepassados, que viviam soltos na natureza. Afinal, os felinos são grandes caçadores, que vivem para abater presas muito maiores que eles, por meio de emboscadas astutas, aliadas com sua força, velocidade e pensamento rápido. Na mente dos gatinhos, eles são praticamente tigres poderosos esperando sua próxima vítima.

Justamente por esse instinto caçador e selvagem ainda entranhado no DNA dos gatinhos que é preciso fazer com que o ambiente no qual ele vive, principalmente se for um apartamento, seja adaptado para que o bichano possa aliviar o excesso de energia e mimetizar comportamentos que ele teria na natureza, como escalar e ver tudo do alto, se esconder para fazer brincadeiras de caça simulada, entre outros. Essa prática é chamada de enriquecimento ambiental.

O que é o enriquecimento ambiental?

Como o próprio nome já diz, é o ato de tornar o ambiente no  qual vive o animal mais rico e confortável; o enriquecimento pode ser dividido em 5 categorias, segundo médicos veterinários, que são:

– Enriquecimento físico: promove a interação entre o pet e o ambiente, através de atividades físicas e brinquedos que o façam gastar a energia excessiva que se acumula ao longo do dia.

– Cognitivo: esse tipo de enriquecimento é complementar ao físico, e tem como foco promover brinquedos ou atividades que vão estimular a capacidade de raciocínio no animal.

– Social: a socialização com tutores, crianças, outras pessoas, outros gatos ou mesmo pets de espécies diferentes é uma forma de enriquecimento, que deve ser feito de maneira controlada e a passos simples; um gato sociável é menos propenso a desenvolver estresses e ansiedades com a chegada de outras pessoas ou outros animais.

– Enriquecimento sensorial: essa forma de modificação no ambiente visa promover que audição, tato e paladar do bichano sejam estimulados.

– Alimentação: a última forma de enriquecimento faz com que os gatinhos experimentem sabores e texturas diferentes, desde que sejam próprias para pets, assim o animal não fica entediado com sempre a mesma comida todos os dias.

Como aplicar o enriquecimento em apartamentos?

Aplicar o enriquecimento ambiental voltado para felinos em um apartamento pode ser muito simples e não requer reformas ou objetos difíceis de encontrar pelo mercado. Uma forma de enriquecimento sensorial muito simples e barata é utilizar o catnip.

Também chamado de erva do gato, o catnip pode ser encontrado em qualquer loja para pets; trata-se das folhas secas e moídas de uma planta que possui propriedades sensoriais estimulantes para os gatos; quando sentem o cheiro dessa folha, os gatos podem ter duas reações: ficar agitados e brincar em forma de luta com o objeto em que o catnip foi aplicado, ou podem se sentir relaxados e sonolentos – as duas reações são comuns e não são prejudiciais ao animal.

Para os gatinhos que gostam de escalar os móveis da casa, é possível instalar prateleiras, camas suspensas ou pontes pelas paredes para criar ambientes elevados; os gatos vão gostar de subir nesses locais e ficar observando as atividades da casa do alto e se sentirem os próprios leões das montanhas.

Outra forma de enriquecimento simples é utilizar uma bolinha de pingue pongue com vários furos, grandes o suficiente para colocar um petisco dentro da bola, e entregar ao gatinho; ele vai passar muito tempo tentando tirar o petisco de dentro do brinquedo e faz com que o raciocínio seja exercitado.

Brincar com barbantes, fitas e bolinhas são ótimas formas de exercitar e drenar a energia excessiva dos bichanos. Para gatinhos mais velhos ou com algum tipo de necessidade, é importante se consultar com um bom profissional formado em faculdade de Medicina Veterinária para receitar algum tipo de objeto ou exercício específico para o gatinho.