Alessandro Oliveira (Presidente do Soccer Grass), Will Mbiakop (Fundador do ASCI) e Clarisse Machanguana (Fundação CM e Ex Jogadora de Basquetebol da WNBA) já são alguns dos nomes confirmados ao evento, que acontece em São Paulo nos dias 29 e 30 de novembro
O esporte contribui para o aprimoramento físico e intelectual das pessoas, além da sua importância em políticas de inclusão social, promoção de qualidade de vida e igualdade de participação entre crianças, jovens e adultos. Ele está diretamente conectado com a ideia de Cidades Sustentáveis, uma vez que é necessária uma gestão inteligente de recursos ambientais e materiais na condução de eventos esportivos.
O Fórum Brasil África 2022, que traz o tema ‘Cidades Sustentáveis: desafios globais, soluções locais’, possibilita boas práticas, boas experiências e facilita as parcerias entre o Brasil e o continente africano, em evento que acontece no WTC Events, em São Paulo, nos dias 29 e 30 de novembro, traz no primeiro dia, das 15:30 às 17:00, no Salão Principal, a plenária ‘O Papel dos Esportes para Impulsionar o Desenvolvimento Sustentável nas Cidades’, que reunirá um time de sucesso para discutir a questão: Alessandro Oliveira (Presidente do Soccer Grass), Will Mbiakop (Fundador do ASCI) e Clarisse Machanguana (Fundação CM e Ex Jogadora de Basquetebol da WNBA).
“Um fator essencial para uma cidade ambientalmente sustentável envolve o bem-estar dos seus habitantes, que está diretamente ligada à educação e à oferta de lazer, como os esportes”, afirma João Bosco Monte, Presidente do Instituto Brasil África e idealizador do Fórum. Segundo ele, o investimento para aumentar a área verde das cidades, por meio da construção de parques e praças, aliada à promoção de políticas de incentivos culturais e valorização dos artistas locais, além de proporcionar uma melhor qualidade de vida – tanto por conta das atividades físicas como pela redução da poluição em meio às áreas verdes – fornece um incentivo ao setor. “Incentivar a prática dos esportes, especialmente quando citamos as populações menos favorecidas, resulta em crianças, jovens e adultos longe da criminalidade. Os esportes favorecem a saúde como um todo, inclusive a mental. É este o debate que queremos ter. Quanto mais incentivarmos, maiores as chances eliminarmos a violência e, assim, conquistarmos cidades sustentáveis neste quesito, também”, finaliza o professor.
Serviço:
Fórum Brasil África 2022
Data: 29-30 de novembro
Horários:
29/11 – 10h-16h30 (seguido de coquetel, das 20h às 22h)
30/11 – 8h30 – 16h30
Local: WTC Events Center, São Paulo (SP)
Informações: https://forumbrazilafrica.com/pt/principal/