Pesquisa do Capterra mostra aceitação do consumidor: 9 em cada 10 pessoas possuem algum tipo de assinatura nesse modelo de negócio
O conceito de venda e posse pode estar se desmanchando. A chamada Economia da Recorrência (termo empregado para caracterizar serviços estruturados no método de assinaturas cujo sistema de pagamento se estabelece no consumo, e não na propriedade), ultrapassou as barreiras dos serviços e já faz parte do cotidiano das pessoas.
Uma pesquisa recente feita pelo Capterra, plataforma de comparação de softwares, mostrou que 9 em cada 10 pessoas entrevistadas possuem algum tipo de assinatura, seja para ter acesso a serviços ou para receber produtos.
O estudo foi realizado em agosto de 2022 e contou com a participação de 1.002 respondentes, com idades entre 18 e 65 anos e que residiam em diferentes regiões do Brasil.
Os entrevistados parecem engajados com o modelo: pouco mais da metade dos respondentes (54%) se mostra disposto a assinar entregas de produtos das marcas que se identificam; com isso, abre-se uma oportunidade para as empresas de diversificação das suas receitas
“O modelo por assinatura pode garantir ao consumidor uma experiência mais completa na jornada de compras, com serviços e produtos sempre atuais, além de atender as expectativas de mais proximidade com a marca”, comenta Marcela Gava, Analista de Conteúdo do Capterra.
Apesar de não ser uma prática nova entre os brasileiros, uma vez que serviços de assinatura em plataformas de streaming de vídeo (Netflix) e música (Spotify/ Deezer) se tornaram populares já há um tempo, essas mudanças nas relações de consumo chegaram a áreas que antes eram quase impossíveis de prever. Alguns exemplos são carros por assinatura, tratamentos para saúde mental, caixa de assinatura de vinhos ou produtos de beleza, tecnologia no modelo SaaS e entregas de cápsulas de café.
Por fim, a pesquisa do Capterra mostra um dado interessante para as empresas que pretendem apostar na economia da recorrência: 91% concordam com a afirmação de que as empresas investirão mais no modelo de negócios por assinatura daqui para a frente –58% concordam completamente com essa afirmação, enquanto 34% concordam um pouco.
Vale a pena conferir no blog do Capterra, a pesquisa completa que traz ainda dados interessantes no tocante:
- Os principais modelos de assinaturas adotados pelos entrevistados;
- A opinião dos entrevistados sobre o engajamento nesse modelo de negócio e preferências;
- Modelo de negócio mais interessante na opinião dos entrevistados;
- Valor médio que os respondentes estão dispostos a pagar nesses modelos de assinatura, além dos principais tipos de plataformas que se inscreveriam.
Sobre o Capterra: Fundado em 1999, o Capterra tem ajudado empresas em todo o mundo a encontrar o software certo para as suas necessidades. O alcance global dos produtos disponíveis no Capterra, as avaliações de outros usuários, as pesquisas independentes e as ferramentas de comparação oferecem uma experiência confiável e segura de busca de software para mais de cinco milhões de compradores todos os meses. Para mais informações acesse capterra.com.br