No aditamento, a defesa reitera que, durante o segundo turno, Lula foi beneficiado com maior número de inserções em rádios nas regiões Nordeste e Norte.
Na inicial, os advogados tinham entregado um relatório parcial, sem a indicação de quais rádios e horários teriam sido afetados pela fraude.
Por ordem de Alexandre de Moraes (TSE), os advogados agora incluíram um link com o resultado da auditoria de uma empresa de Santa Catarina, compilando planilhas com “indicação de rádios, dias ou horários em que não teriam sido veiculadas as inserções de rádio para a Coligação requerente”.
Audiency lista os nomes das emissoras, as cidades e frequências em que funcionam, além dos horários, até os segundos, das propagandas
A denúncia feita pelo ministro Fábio Faria (Comunicações) com o esquema que resultou em profundo desequilíbrio de forças na campanha eleitoral presidencial neste 2º turno está acompanhada de, literalmente, milhares de páginas e um detalhado relatório da empresa Audiency.
Nos documentos, a empresa de auditoria lista não apenas quantas rádios burlaram a regra que prevê exposição igualitária a ambos os candidatos.
A auditoria expõe o quão falho é o controle do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No Nordeste, por exemplo, a Audiency verificou 1.122 emissoras e apenas 37 (3,3%) cumpriram o que determina a legislação eleitoral, com a mesma quantidade de inserções entre os dias 7 e 14 de outubro.
A campanha do presidente Jair Bolsonaro teve mais inserções em 94 (8,38%) das emissoras e a campanha de Lula foi favorecida em 991 (88,32%) rádios pelo Nordeste.
Comentários nas redes sociais demonstram revoltado dos eleitores
SE OS NORDESTINOS ESTIVESSEM OUVINDO NA RÁDIO SOBRE: Auxílio Brasil, Transposição, menor taxa de desemprego, Auxílio Gás, entre outros feitos, você não acha que eles seriam gratos ao Jair?
— Kelly ???????? 22 (@kellygrace_ofc) October 26, 2022
E se descobrirem que esse desequilíbrio nas inserções de propaganda de rádio partiu do próprio TSE, o que acontece?
— Evandro Rathunde (@evandroratho) October 26, 2022
Três entidades que representam servidores do Judiciário e do Ministério Público declararam apoio a Lula no 2º turno da disputa à presidência. Nenhuma surpresa! São os membros do establishment buscando manter seus privilégios no governo de esquerda.
— Salim Mattar (@salimmattarbr) October 26, 2022
Cada enxadada, uma minhoca!
Bastou levantarmos os dados de Minas, e os resultados confirmam o tamanho do problema.
Apenas entre os dias 7 a 14 de outubro, 90% das rádios exibiram 15.101 inserções a mais para o PT!
É um escândalo sem precedentes!!! pic.twitter.com/wtsRZzLCfW— Fabio Wajngarten (@fabiowoficial) October 26, 2022
Escândalo do #Radiolão para leigos:
1. A direção da campanha do PL foi comunicada, por apoiadores do Norte e Nordeste, que estavam estranhando a baixa quantidade de anúncios nas rádios locais;
Segue o fio…
— Gutemberg (@gmedeirosnet) October 26, 2022
O PT nem ganhou a eleição e já teve o primeiro escândalo. Esta é a esquerda!
— Vinicius Carrion (@viniciuscfp82) October 26, 2022
Deixa eu ver se entendi…
O servidor do TSE está no tribunal há duas décadas, era um “assediador moral”, mas foi exonerado do cargo por isso apenas ontem, bem no dia que surge a denúncia do #RadiolaoDoPT ? Não tem nada a ver com a denúncia…
É isso, produção?
— Leandro Ruschel ???????????????????????????????? (@leandroruschel) October 26, 2022
Como a campanha de Jair Bolsonaro será recompensada?
— Dama de Ferro (@Damadeferroofic) October 26, 2022
A fraude nas inserções é caso de cassação do registro da chapa. Isso é pior que qualquer fakenews cometida pela campanha petista. Se nada for feito, será constatado o favorecimento para o PT.#FraudePetista
— Carlos Jordy 2️⃣2️⃣ (@carlosjordy) October 26, 2022
DÚVIDA: O TSE não é o garantidor da existência de eleições limpas e justas no Brasil? Se sim, como pode o Tribunal não fiscalizar as inserções? Está tudo muito estranho e cada vez mais injustificável. pic.twitter.com/7t73AScez0
— Vinicius Carrion (@viniciuscfp82) October 26, 2022
Acabo de pedir ao MJSP proteção ao servidor exonerado p TSE.O desequilíbrio no pleito c fatos revelados se tornou flagrante e o afastamento não cobre nem repara o prejuízo sofrido p um dos candidatos…Um órgão q consome bilhões tem apenas 1 servidor p checar inserções? Paz & Bem pic.twitter.com/WkiE0ztX5Q
— Eduardo Girão (@EduGiraoOficial) October 26, 2022
Escândalo absurdo!!!
Agora em Minas Gerais.
VERGONHA.
— cafecomferri (@cafecomferri) October 26, 2022
— Roger Rocha Moreira (@roxmo) October 26, 2022
Como todo bom nordestino sempre tive gratidão as pessoas ao meu redor, ai eu te pergunto: SE O NORDESTINO ESTIVESSE OUVINDO NA RÁDIO SOBRE – Auxilio Brasil, Transposição, menor taxa de desemprego, Auxilio Gás, e outros feitos, VOCÊ ACHA QUE ELE NÃO SERIA GRATO AO JAIR? dá RT aí
— Lampião ???????? (@lampiaodabahia) October 25, 2022
O Senador Lasier Martins voltou a pedir o impeachment do ministro do STF e atual presidente do TSE Alexandre de Moraes. Segundo ele, Moraes precisa ser contido. “Caso contrário, continuará suas tropelias e atropelamentos da Constituição Federal”.
— Salim Mattar (@salimmattarbr) October 26, 2022
Não se engane, estamos na maior crise política da nossa geração. Negocio vai ficar sinistro rápido.
— ♔ Monark (@monark) October 26, 2022
A denúncia feita pela campanha do Bolsonaro está ganhando novos capítulos cada vez mais aterradores. Os crimes eleitorais denunciados são graves, o funcionário exonerado se apresentou à Polícia Federal hoje para prestar informações e pedir proteção. Segundo ele, as falhas ⤵️ pic.twitter.com/bI6LKLwmOk
— Carol De Toni (@CarolDeToni) October 26, 2022
Fraude das rádios: servidora que recebeu informação é casada com ex-chefe de Gabinete de Moraes https://t.co/Nzec2oHZoC
— Revista Oeste (@revistaoeste) October 26, 2022
Ainda existe Senado Federal no Brasil?
— Paulo Figueiredo Filho (@realpfigueiredo) October 26, 2022
URGENTE: Bolsonaro sobe o tom e cobra o TSE sobre a ‘máfia das rádios’ (veja o vídeo)
Os ânimos estão à flor da pele.https://t.co/50WC6CrJfr
— Jornal da Cidade Online (@JornalDaCidadeO) October 26, 2022
Silêncio do outro lado. SILÊNCIO intrigante. E sobre o consórcio de imprensa, o que dizer?
— João Henrique N de Freitas (@JHNdeF) October 26, 2022
O silêncio do PT e seus apoiadores em relação à denúncia é ensurdecedor.
Fazem estardalhaço por qualquer gota de chuva, mas agora que a tempestade está aí… Nada!— João Henrique N de Freitas (@JHNdeF) October 26, 2022
O povo tá sovado de saber o quão sujo o sistema é …. Agora é sua oportunidade de fazer as coisas mudarem.
E é através dos seus princípios do seu caráter que vc decidirá seu voto !!Quem gosta de bandido e corrupto é polícia, cidadão de bem gosta de respeito e trabalho!
— Lady lu ???? (@ladylunna_lu) October 26, 2022
O servidor exonerado Alexandre Gomes Machado que foi coordenador do pool de emissoras do TSE disse em relato à PF que tem alertado o Tribunal desde 2018 sobre falhas na fiscalização da veiculação das propagandas. Essas denúncias precisam de uma imediata e rigorosa investigação!
— Salim Mattar (@salimmattarbr) October 26, 2022
O Instituto Nacional de Advocacia – INAD acaba de oficiar a PGR requerendo o adiantamento das eleições e investigação do possível crime de abuso de poder midiático/econômico pela chapa beneficiada com milhares de inserções de propaganda eleitoral gratuita. pic.twitter.com/vaeOv4cjUg
— Pierre Lourenço (@PierreLourenco) October 26, 2022
Esquerda tenta amordaçar discurso político no Brasil, diz WSJ
Colunista Mary Anastasia O’Grady afirma que Alexandre de Moraes é um ministro “anti-Bolsonaro”, que tenta abafar críticas a Lula pic.twitter.com/iqyRwoeW8F— Josi (@JosianaZs) October 26, 2022
Brasmarket (26/10) – Bolsonaro mantém vantagem sobre aquele cara. ???????????????? pic.twitter.com/8B62gxIPSn
— Sérgio Camargo (@CamargoDireita) October 26, 2022
Gravíssimo: Secretaria Geral do TSE pode ter exonerado funcionário para esconder falcatrua https://t.co/0vCbieht5B
— Terra Brasil Notícias (@TerraBrasilnot) October 26, 2022
1º falaram q o servidor havia sido exonerado (???? 30 min depois q relatou os problemas) pela troca de gestão, agora o tribunal diz q foi por causa de assédio moral e q vai processar o cara.
E reitera q n é função deles distribuir o material gratuito. pic.twitter.com/GeaL0uLOrM— Tsuki (@Fa1ryNight) October 26, 2022
O curioso caso do furo que jornalistas não querem dar.
— Marcelo Cerize (@MarceloCerize) October 26, 2022
Brasil é um país de covardes. Onde 30% das pessoas dominam 70% no grito, no microfone e no terror. Nunca vi uma briga de 7×3 os 3 ganharem. Só no Brasil que os 7 correm.
— Rica Perrone (@RicaPerrone) October 26, 2022
O TSE não conseguiu monitorar nem a quantidade de inserções de rádio da campanha eleitoral, mas garante a integridade das eleições, com essas urnas ??!!!!
— Thais Vianello ???????? (@THAISVIANELLO) October 26, 2022
Num país sério, o Alexandre exonerado do TSE seria outro.
— Rodrigo Constantino (@Rconstantino) October 26, 2022
O fato do TSE ter exonerado o servidor responsável pelas inserções da propaganda eleitoral é prova de que o processo realmente foi burlado. O prejuízo é irreparável à candidatura de @jairbolsonaro e somente a reabertura do prazo eleitoral (2º turno) poderá corrigir esse absurdo.
— Deputado Sanderson (@DepSanderson) October 26, 2022
— Islene Boiça (@BoicaIslene) October 26, 2022
Carvajal, ex-general de Chaves, acusa Lula de estar usando dinheiro de ditaduras em sua campanha neste exato momento. Se confirmado, além de cassação de chapa, isso é motivo legal para o fechamento do PT!
— Otavio Monteiro SDV ???????? (@OtavioMonteir30) October 26, 2022
Até ontem o TSE era imperador, polícia, juiz, censor, aliado a agências de checagem para controlar TUDO; hoje, depois da denúncia, eis que o TSE virou a rainha da Inglaterra, um vaso decorativo, uma entidade que nada tem a ver com fiscalização nas rádios. Incrível…
— Rodrigo Constantino (@Rconstantino) October 26, 2022
“Somos afligidos de todos os lados, mas não vencidos” (2Cor 4,8).
— Felipe Aquino (@PFelipeAquino) October 26, 2022