Um ato em reação às sucessivas decisões judiciais que restringem a liberdade de expressão está sendo convocado via redes sociais para esta terça-feira (25), às 19h, no vão livre do Masp, em São Paulo.
O ato contra a censura é uma manifestação a favor da livre manifestação do pensamento, conforme descrito no artigo 5º da Constituição. A livre manifestação do pensamento é a base para o exercício pleno da democracia, sendo ela pilar para o florescimento da sociedade, para o reconhecimento da diversidade e a expressão da atividade intelectual, científica, artística, política e de comunicação na sociedade.
Nas últimas semanas, temos observado a violação desse direito por meio de censura prévia a indivíduos e instituições por parte das forças do Estado brasileiro. Tais ações têm se fundamentado em conversas privadas de aplicativos, documentários baseados em fatos públicos amplamente noticiados e em pura opinião pessoal de indivíduos e comentaristas de programas jornalísticos sobre esse ou aquele candidato. Amparado pelo discurso do combate às fake news, tais práticas tiranas têm violado os direitos constitucionais do(as) brasileiros(as).
Os organizadores, ligados a grupos e movimentos liberais, pedem que as pessoas compareçam vestidas de preto e branco, uma lembrança aos tempos sombrios que já vivemos.
O ataque à liberdade de expressão é um ataque à liberdade de todos! Em defesa dos indivíduos e da liberdade de consciência. O Ato é a favor da liberdade de expressão e repudia quaisquer atos de violência física ou autoritarismo.