Quer trocar de carro? Então, vamos falar neste artigo se compensa trocar de carro no final ou no começo do ano.
Qual é o melhor momento de comprar um automóvel, seja novo ou usado é uma dúvida que passa na cabeça da maioria das pessoas que querem trocar de carro, afinal, a intenção é sempre fazer um bom negócio, não é mesmo? Por isso, fique ligado neste texto.
Um setor que, principalmente, após a pandemia tem sido muito procurado no Brasil, já que muitas pessoas mudaram o comportamento com receio de serem contaminadas com o coronavírus. Como, por exemplo, não querer ir ao trabalho de transporte público.
Para se ter uma ideia, em 2022, de acordo com uma pesquisa feita pela OLX, mais de 70% das pessoas que foram entrevistadas pretendem comprar ou trocar de carro nos próximos 12 meses.
Mas, para tomar esta decisão, é necessário avaliar qual é o melhor momento de fechar negócio.
Compensa trocar de carro no final ou no começo do ano?
Os últimos e primeiros meses do ano podem ser uma boa opção para fazer a troca do carro, já que as lojas e as concessionárias precisam movimentar o estoque para o ano novo.
Para isso, muitas acabam diminuindo o preço da tabela Fipe para atrair mais clientes e é, neste momento, que você pode fazer um negócio.
Se a intenção é comprar um carro novo, a vantagem também de trocar carro no final ou no começo do ano também continua, pois muitas montadoras querem limpar o pátio para a entrada dos novos modelos.
Outra vantagem de escolher este período, mesmo sabendo que tem muitas contas que acontecem apenas no final ou começo do ano, é que, provavelmente, o carro já virá com o IPVA quitado – este é um grande atrativo das concessionárias e lojas de venda de veículos neste período do ano.
Optar por fazer a troca no final, também pode ser a melhor escolha se você conseguir uma promoção no período de Black Friday, por exemplo, que acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro. Muitas empresas aproveitam este momento do ano para fazer feirões especiais.
Para ter certeza de que está pagando mais barato, pesquise bastante durante o ano os valores do carro que pretende comprar. Cuidado para não cair em golpes.
Dicas para negociar bem na hora de trocar de carro
Agora, que você já sabe se compensa trocar de carro no final ou no começo do ano. Anote estas dicas para fazer um bom negócio:
1. Observe as condições de pagamento
Antes de bater o martelo, avalie quais são as formas de pagamento oferecidas. Existem muitos lugares que dão um bom desconto com a compra feita à vista. Já outros a negociação do parcelado tem os juros abaixo da média e pode valer a pena optar pelo parcelamento.
2. Faça contas
Por ser um bem que você terá por alguns anos e com um custo mensal não muito baixo, é necessário fazer contas e ver se o carro escolhido cabe no seu orçamento. Portanto, não haja na emoção.
Não esqueça do seguro do carro
Sendo troca ou a compra de um carro, um dos primeiros passos que você vai precisar dar é acionar o corretor para realizar a troca do seguro auto para o novo veículo ou contratar uma nova apólice.
Para fazer a troca de seguro, por exemplo, é necessário seguir com alguns procedimentos, mas a tarefa é simples. Só fique atento porque haverá mudanças de valores nos pagamentos mensais. Se você já tinha quitado, pode ser exigido o pagamento de uma diferença.
Gostou das dicas? Compartilhe com a gente qual carro você gostaria de comprar?