A madeira é uma alternativa muito comum na decoração rústica. O material se destaca pela sustentabilidade e ainda embeleza o ambiente, tornando-o mais elegante, charmoso e aconchegante. Porém, este item pode se desgastar com a ação do tempo e, por isso, precisa de cuidados especiais.
“A madeira rústica atende diretamente os conceitos de reuso e de utilização consciente de materiais nas obras e em decoração dos ambientes. Mesmo quando ela não é de reuso, necessita de menos beneficiamento, o que também causa menos impacto ao meio ambiente. Esteticamente, confere um grau de naturalidade que sempre agrada ao tato. No quesito visual, a madeira também proporciona um caráter de aconchego que pode transformar a decoração de um ambiente, trazendo acolhimento e conforto”, comenta o arquiteto Everton Sentinello, da 3X4 Arquitetura.
Outro ponto de destaque é a versatilidade do material, que pode ser utilizado no chão como piso, em bancadas, no forro ou mesmo em mobiliário, trazendo diferentes sensações para onde seja alocada. “Mesmo em ambientes com uma ‘pegada’ mais industrial ou até mesmo em decorações mais formais e clássicas, a madeira rústica tem seu lugar. O importante é não exagerar para não criar um ambiente muito carregado”, diz Sentinelo.
Independentemente de onde ela seja utilizada, a madeira rústica pode se desgastar com a ação do tempo. Por isso, é importante utilizar o stain, que, além de formar uma camada protetora, ainda realça os veios e desenhos naturais do material, reforçando sua tonalidade e caraterísticas naturais.
Para manter o aspecto rústico, o stain funciona melhor que o verniz, explica Kelly Lima, especialista em madeiras e consultora da Montana Química, multinacional brasileira especialista no tratamento, proteção e preservação de madeira. “O stain penetra nas fibras, acompanhando seus movimentos naturais, e não forma uma película rígida comum em acabamentos convencionais, como o verniz”, afirma.
“O consumidor tem várias opções de stain no mercado. Atualmente, já há tecnologias que, além de repelir a água, possuem ação fungicida, evitando fungos causadores de manchas e bolores, e protegem contra os raios ultravioleta do Sol”, afirma a consultora.
Dica de produto
O Osmocolor Stain é um stain preservativo de alta performance, que protege o substrato contra a ação dos raios UV e dos fungos causadores de manchas e bolores, repele a água (que pode causar o empenamento da madeira) e realça os veios e desenhos naturais do material, alterando ou realçando sua tonalidade.
O produto pode ser utilizado em estruturas de madeira do tipo aplainadas, lixadas ou rústicas, como portas, janelas, portões, beirais, forros, telhados, gazebos, varandas, pérgulas, móveis rústicos e de jardim, cercas, guarda-corpos, entre outros.
Para mais informações, clique neste link.
Sobre a Montana Química
A Montana Química construiu a reputação de especialista no tratamento, proteção e preservação de madeira no mercado graças ao seu principal valor, presente no coração da empresa desde 1953: preservar para o futuro. A multinacional investe continuamente em pesquisa e desenvolvimento, parque industrial e capacitação do seu capital humano para desenvolver produtos e serviços de alta qualidade. A Montana possui duas unidades de negócios: industrial, que abrange a linha de preservação e produtos de alto desempenho para madeira, e varejo, que abrange a linha de acabamentos e complementos.
Informações para a imprensa
2PRÓ Comunicação
Jorge Soufen Jr. — jorge.junior@2pro.com.br
Carolina Mendes — carolina.mendes@2pro.com.br
Myrian Vallone — myrian.vallone@2pro.com.br
Telefone: (11) 3030-9436
Setembro/2022