Saiba mais sobre os sensores TPMS e iTPMS e quais são os cuidados necessários

Saiba mais sobre os sensores TPMS e iTPMS e quais são os cuidados necessários

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Como funciona e como trocar um sensor de pressão de pneu?

Saiba mais sobre os sensores TPMS e iTPMS e quais são os cuidados necessários
Créditos: iStock

Não é de agora que o sensor de pressão de pneu já se popularizou como um dos principais recursos preventivos de um carro. Hoje em dia, já sendo equipado até mesmo em veículos populares, a função deste componente é informar ao motorista sobre qualquer tipo de anormalidade detectada nos pneus. Quando há queda na pressão, provavelmente, existe algum furo ou rasgo que esteja causando isso, então a pessoa tem a oportunidade de providenciar a troca antes de expor a si mesmo e os outros a qualquer situação de risco.

Apesar de a função ser a mesma, existem dois tipos de sensores de pressão de pneu que funcionam de formas diferentes: o TPMS e o iTPMS. O TPMS traz um sistema de monitoramento direto, onde cada pneu conta com um sensor instalado na roda; além da pressão, ele também mede a temperatura do pneu e fornece tudo em tempo real, diretamente no painel do veículo.

Já o iTPMS seria o oposto, sendo um sistema de monitoramento indireto, uma alternativa mais barata; ao invés de contar com um sensor em cada roda, ele possui um sistema que utiliza o freio ABS para medir a rotação dos pneus. Quando algum deles estiver girando mais rápido que os demais, ele consegue identificar a queda de pressão. Acaba não sendo tão dinâmico quanto a primeira opção, mas possui um bom custo-benefício.

No caso de quem tem um iTPMS em seu veículo, não existem preocupações quanto à troca dos pneus, já que ele não fica instalado na roda. Contudo, quem tem carro com TPMS, sejam Ford seminovos ou outros, pode ter dúvidas a respeito de como funciona a substituição. No geral, não muda nada, com exceção do fato de que será necessário retirar o sensor da roda antiga e colocá-lo na nova.

Esse é um procedimento que pode ser feito tanto por conta própria quanto por um profissional, o que pode ser mais seguro, já que eles conseguem identificar o componente com mais facilidade e sabem onde deve ser instalado. Após a substituição, será necessário reconfigurar o sistema, algo que um profissional qualificado também já está preparado para fazer.

Entretanto, é importante ter em mente que o TPMS não funciona tão bem quando o pneu novo possui alguma variação de tamanho, se comparado com o original. Por esse motivo, algumas pessoas preferem até remover o sensor e utilizar o veículo sem, o que não é recomendado, mas vai da preferência do motorista.


Texto: Caroline Raiser