A Itália é o principal destino para quem é apaixonado por história, cultura e obras de arte
Viajar é um dos maiores prazeres do mundo. Conhecer culturas novas, comidas típicas e a história local. E, para quem ama conhecer locais novos, a Itália é um destino que não pode ficar de fora. Ali, é possível encontrar diversos roteiros diferenciados, seja para quem deseja ficar apenas pelas cidades, para quem pretende visitar o Vaticano ou mesmo para quem pretende conhecer as cidades litorâneas. A Itália é um paraíso da cultura e da história a céu aberto, mas também é recheada de museus e igrejas com belíssimas obras de arte para tornar a sua viagem muito mais agradável e culta.
Assim, separamos uma lista com diversos museus para conhecer, espalhados por diversas cidades da Itália.
Gallerie Degli Uffizi: localizada em Florença, a Galeria dos Ofícios é considerada o principal e o mais popular museu da Itália, recebendo cerca de 2 milhões de pessoas por ano. O local, que por si só já é considerado uma obra de arte, abriga importantes obras renascentistas de diversos artistas renomados como David de Michelangelo, Madonna, de Botticelli, e diversas outras obras de Leonardo da Vinci, Caravaggio e muito mais. As salas do complexo são organizadas por ordem cronológica, estilos e escolas. A recomendação é que faça uma visita guiada, e o tempo médio é de três horas; no entanto, o espaço é tão grande que você pode passar vários dias por ali e ainda assim ter novidades para presenciar. Todo primeiro domingo do mês, o museu possui entrada gratuita para o público.
Museo Egizio: situado em Turim, este museu egípcio é o segundo mais importante do mundo. É recomendado para todos os apaixonados pela história do Egito ou para os que querem conhecer mais sobre ela. O museu, fundado em 1824, conta a história de todas as eras egípcias consideradas importantes, em um período de mais de quatro mil anos, desde a era paleolítica, contando com cerca de 40 mil peças, entre estátuas, sarcófagos, esfinges, múmias e papiros.
Museo Archeologico Nazionale: uma das principais atrações de Nápoles, é reconhecido por abrigar diversas coleções de esculturas e pinturas, mas, principalmente, obras de interesse arqueológico que contam a história da época gloriosa de Roma. Ali, pode-se encontrar três seções arqueológicas principais: a coleção de Pompéia, a coleção Farnese e a coleção egípcia. É uma experiência única para quem gosta de aprender mais sobre história.
Museus do Vaticano: embora o Vaticano seja um estado independente, por ser localizado dentro do território italiano, é um dos destinos mais buscados pelos turistas no país. O complexo de museus do Vaticano abriga com orgulho mais de 7 km de museus, que podem ser acessados pelos visitantes. Ali, se encontram a Capela Sistina e os quartos papais, pintados por artistas como Michelangelo e Rafael. Independentemente da religião, vale a visita para conhecer mais sobre a história e a riqueza acumulada pela Igreja Católica ao longo dos séculos.
Embora tenham sido listados apenas quatro museus aqui, o que já vale para uns 10 dias de visita, a Itália é cheia desses espaços, além de alguns ao ar livre, como o Coliseu, por exemplo. A cidade possui um sistema de transporte adequado, como o trem, que faz um trajeto mais rápido entre as cidades, todavia compensa realizar uma locação de veículo, caso goste de viagens mais tranquilas e no seu tempo.