Isabel Clavelin comandará fundo de empreendedorismo negro da BrazilFoundation

Read Time:1 Minute, 47 Second

São Paulo, 20 de setembro de 2022 – Apoiar movimentos socioeconômicos e de direitos da população negra no Brasil, contribuindo efetivamente para o desenvolvimento do empreendedorismo negro no País e colaborando para o enfrentamento do racismo institucional e sistêmico. Esse é o objetivo do Fundo de Empreendedorismo Negro da BrazilFoundation, que acaba de anunciar Isabel Clavelin como sua gerente.

 

Em 2021, a BrazilFoundation investiu um total de R$ 22,2 milhões em 164 organizações da sociedade civil em todas as regiões do país. Com ampla expertise em filantropia estratégica, que consiste no investimento social sistemático e monitoramento de longo prazo, a BrazilFoundation oferece suporte a empresas e instituições interessadas em contribuir com a transformação social do Brasil. A entidade se destaca por viabilizar diferentes fundos de doações e parcerias estratégicas que possibilitam eficiência e transparência.

 

“Não é mais possível se falar em responsabilidade social, investimento social e, sobretudo, em políticas ESG sem considerar o racismo como estruturante das desigualdades e a questão da equidade racial como eixo estratégico em ações e medidas do setor privado, sociedade civil organizada e do Estado. Devemos fomentar o empreendedorismo negro de forma organizada, contínua, voltada à expansão dos negócios de negras e negros e com o apoio de nossas parcerias”, defende Isabel.

 

“A BrazilFoundation pensa de maneira sistemática sobre esse tema, e com a criação do Fundo Empreendedorismo Negro queremos reconhecer e valorizar o papel da população negra para o desenvolvimento sustentável da economia do país”, completa Rebecca Tavares, CEO da ONG.

 

Com 18 anos de experiência nos setores público, privado e de cooperação internacional, Isabel foi assessora de comunicação da ONU Mulheres, órgão das Nações Unidas para a igualdade de gênero e empoderamento das mulheres; e assessora de imprensa da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) da Presidência da República.

 

Isabel possui mestrado e doutorado em Comunicação pela UnB. Foi docente nos cursos de Jornalismo, Publicidade e Serviço Social da Universidade Católica de Brasília. Como voluntária, colaborou em organizações de movimentos de mulheres negras no Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.