Modelo de negócios surge com a proposta de rápido crescimento com poucos gastos
O crescimento acima de 20% ao ano é a principal meta e também a mais marcante característica das Scale Ups, empresas fundadas a partir de conceitos estratégicos voltados para o rápido desenvolvimento com o mínimo de gastos.
Este crescimento deve ser substancial. Para a empresa ser considerada uma Scale Up, ela precisa manter o ritmo por pelo menos 3 anos consecutivos. Essa meta principal é apoiada por uma tomada de decisões rápida e um ritmo de mudança e adaptações similar ao das startups.
A diferença entre os dois modelos de negócio, no entanto, é que, apesar de ambos os tipos de empresa surgirem a partir da demanda por um serviço ou uma solução relativamente novos, as Scale Ups começam com um produto já validado pelo mercado.
As características básicas do modelo são:
- Alto rendimento, com baixos custos e em pouco tempo.
- Inovação constante de produtos previamente aprovados pelo mercado.
- Equipe de, no mínimo, 10 pessoas.
- Setores bem divididos.
Muitas startups evoluem, preenchendo esses critérios e se tornando Scale Ups, por isso a confusão comum entre os dois modelos.
O que é preciso para fundar uma Scale Up?
O primeiro passo é ter uma boa experiência no mercado e um profundo conhecimento da área. A maioria das empresas dentro deste modelo costuma oferecer soluções em tecnologia, por exemplo, e é essencial que o empreendedor tenha experiência no setor escolhido.
Também é preciso ter uma boa estratégia de marketing, para garantir que o ritmo de vendas irá fazer valer os investimentos, parceiros financeiros, para facilitar o processo de consolidação, e a contratação de profissionais experts em suas funções.
O empreendedor que possui outros investimentos deve mantê-los, e, para os que já possuem serviços como terceirização de frotas, banco parceiro ou outras facilidades, é ideal estender contratos para a Scale Up, ou mantê-los no caso de transformação em Scale Up.
O empreendedor ainda pode facilitar a jornada se tiver experiência em contornar dificuldades que podem surgir de desaceleradores como limitações de crédito e barreiras regulatórias para novas soluções.
Crescer de maneira escalonada é um desejo de todo empresário, e o modelo das Scale Ups pode se tornar, em pouco tempo, o negócio do futuro.