uniasselvi-i-9911468

Como se preparar para a faculdade desde o início do Ensino Médio?

Read Time:2 Minute, 13 Second

Planejamento, dedicação, apoio familiar e educacional são aspectos fundamentais para os melhores resultados nos vestibulares e no ENEM

Créditos: iStock

A conclusão do Ensino Fundamental é um marco para o adolescente, que terá desafios para a nova etapa de estudos, principalmente a escolha da carreira profissional e as provas para ingresso no Ensino Superior.

Alguns jovens ficam temerosos e enfrentam com dificuldade este momento de estudos para a escolha profissional, porém existem formas de auxiliar o estudante. O apoio e a orientação dos responsáveis e professores neste momento é importante para ser produtivo e tranquilo. 

O sucesso no Ensino Médio está no objetivo que pretende alcançar ao final do curso, seja a formação técnica ou o ingresso na faculdade. É comum surgirem dúvidas sobre qual carreira seguir; para tanto, vale a pena fazer teste vocacional para nortear as habilidades e os interesses do estudante. A participação em eventos,  palestras e feiras sobre profissões também auxilia na escolha profissional.

Alguns aspectos devem ser estimulados no decorrer desta fase, como: metodologia para os estudos, criação de rotina para aproveitamento dos conteúdos ensinados em sala de aula, como aprofundar temas e sanar as dificuldades, através da orientação de estudos por profissionais qualificados.

Na verdade, o preparatório para os vestibulares tem início no primeiro dia de aula do Ensino Médio; já que estudar é um hábito que se adquire, estabelecer um cronograma de estudos facilitará imensamente, portanto o empenho de agora resulta no ingresso no Ensino Superior escolhido.

Encarar os temas em que tem mais dificuldade é uma boa estratégia que auxilia muito na hora dos estudos, e dedicar-se com maior afinco nesses assuntos, até mesmo com a formação de grupos de estudos por áreas ou por temas, certamente, motiva e garante o conhecimento adquirido, principalmente no primeiro e no segundo ano do curso.

Durante todo o curso, o ideal é a realização de exercícios e simulados voltados para os vestibulares. Além disso, no terceiro ano, foque nas revisões para minimizar as dificuldades e ressaltar os pontos dominados.

Para que não ocorra nenhum prejuízo na aprendizagem, o estudante deve se sentir sempre apoiado, com uma rotina que inclua atividades de lazer e convivência com família e os amigos; daí a importância do cronograma e da rotina de estudos, pois evita deixar os estudos para a última hora, sem prejuízo do objetivo inicial.

A escola de Ensino Médio pautada na formação integral do estudante, cujo conhecimento está aliado a sua formação como indivíduo responsável e atuante no mundo, certamente, orientará e apoiará o jovem para os melhores resultados no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e em vestibulares de instituições públicas ou privadas.

v94mlgvsza4-1000344
Photo by Windows