istock-1189299509-6975394

Aprenda a diferenciar os sintomas de Covid-19, gripe e sinusite

Read Time:2 Minute, 28 Second

Os sintomas são muito semelhantes, podendo causar febre, dor de cabeça, obstrução nasal e mal-estar, mas cada um apresenta um prognóstico diferente

Hoje em dia, basta um espirro para que as pessoas ao redor olhem com desconfiança, pois tudo passou a ser suspeita de coronavírus, mesmo que seja apenas uma alergia respiratória ou uma gripe comum. Mesmo quando os sintomas surgem em cada um de nós, fica aquela leve desconfiança e passa-se a recontar todos os passos, os contatos ou relembrar por quais locais passou, para tentar identificar se aquele simples espirro ou mal-estar pode ser sintoma de Covid-19, de gripe ou de sinusite. Mas você sabe realmente diferenciar esses três problemas respiratórios?

Por serem problemas respiratórios, os sintomas, em sua maioria, são muito semelhantes, podendo causar febre, dor de cabeça e espirros constantes; no entanto, cada problema tem um prognóstico diferenciado. Assim, saiba como diferenciá-los a seguir:

Síndrome gripal: é uma infecção causada por vírus, principalmente a influenza, que atinge as vias aéreas, cujos sintomas surgem mais rapidamente, podendo apresentar febre alta, dores no corpo, mal-estar, dor de cabeça, perda de apetite, obstrução nasal, tosse e dor de garganta. A doença pode durar entre 5 dias e duas semanas, podendo agravar para a pneumonia, por exemplo, quando não cuidada adequadamente. A principal forma de combater essa doença é por meio de vacina gripal e utilização de antitérmicos, analgésicos e antigripais, para amenizar os sintomas. Repouso, higienização das mãos e utilização de máscaras também são indicados nesses casos, para evitar o contágio de outras pessoas.

Sinusite: é uma inflamação dos seios paranasais, ou seja, uma infecção da parte frontal do rosto que fica ao redor dos olhos, parte de cima das bochechas e centro da testa. É mais conhecida como uma crise alérgica, pois está interligada com as crises de rinite, sendo chamada, neste contexto, de rinossinusite. Normalmente, as crises são desencadeadas por agentes alergênicos, como pó, poeira, fumaça, ácaro e fungos, mas também podem ser desencadeadas por resfriados comuns, que não foram cuidados adequadamente. A principal recomendação para esses casos é a lavagem nasal diária, hidratação constante e a visita a um especialista, que poderá indicar a melhor forma de combater os sintomas de sinusite, seja com a utilização de remédios com corticóides ou mesmo com o uso de antibióticos.

Covid-19: os sintomas da infecção causada pelo coronavírus passaram a ser muito diferentes após a vacinação em massa da população, sendo que muitas pessoas passaram a ser assintomáticas. Todavia, quando sintomática, essa síndrome, agora mais leve em pessoas vacinadas, pode causar coriza, dor de cabeça, espirro, dor de garganta e tosse persistente. Em algumas pessoas com problemas de saúde prévios ou imunossuprimidos, podem apresentar alguns problemas mais graves como confusão mental, perda de olfato e agravamento dos sintomas, exigindo internação hospitalar. De todo modo, ao desconfiar de uma infecção por coronavírus, é importante buscar um posto de testagem especializado para confirmar ou descartar o diagnóstico.