Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mais de 10 milhões de brasileiros estão fora do mercado de trabalho no segundo trimestre de 2022. O que faz com que a taxa de desemprego do período seja de 9,3%. Até agosto de 2021, Eriston Sampaio Barbosa, 40 anos, estudante de Gestão da Tecnologia da Informação, na UNIASSELVI estava nessa situação. Ele perdeu o emprego quando estava no 1° semestre do curso, mas não precisou abandonar a Graduação graças ao Programa Estudo Garantido, oferecido pela UNIASSELVI.
Hoje, no 5° módulo pelo Polo Barra do Garças (MT), ele conta que tudo aconteceu em agosto de 2020 durante a pandemia de Covid-19. Ao receber a notícia que não mais atuaria como repositor de mercadorias o primeiro sentimento foi de desconsolo:
“A primeira coisa que eu pensei foi em desistir. Era um momento de muita incerteza, estávamos no início da pandemia e triste porque sabia que muitos estavam na mesma situação. Eu já havia desistido de um curso anos atrás por falta de condições financeiras, então sei bem como isso é frustrante”.
Além da preocupação financeira também surgiram adversidades na saúde do casal, conforme ele relata:
“Minha esposa ficou internada com Covid, eu também peguei e a gente teve um gasto muito alto com remédios”.
Todas as preocupações passaram quando a mulher do graduando estava navegando pelo site da UNIASSELVI e encontrou um conteúdo sobre o Programa Estudo Garantido. Foi nesse momento que eles “voltaram a ter esperanças”.
“Consegui dar entrada no programa e terminei o semestre sem pagar mensalidades naquele período. Todo o processo foi online e o Polo me ajudou, foi tudo muito colaborativo”.
Rumo à reta final do curso, Barbosa conta que planeja fazer uma Pós-graduação na UNIASSELVI e o motivo é nobre:
“Ainda tenho sonhos, um deles é atuar na área de Educação para retribuir o que aprendi. Eu venho de família humilde, já passei necessidades e a Graduação é um divisor de águas na minha vida”.
O acadêmico gravou um vídeo que foi compartilhado no Instagram do Polo em que estudos para agradecer a oportunidade.
Todos os assuntos relacionados ao ensinamento e as práticas do nível superior
Sobre o Programa Estudo Garantido
Atualmente mais de 50 estudantes são beneficiados pelo Programa. A iniciativa foi desenvolvida para assegurar que os alunos que foram desligados dos cargos profissionais não tenham prejuízo acadêmico. Desta forma, o projeto incentiva a formação superior mesmo diante dos desafios que podem acontecer.
Há seis regras que devem ser cumpridas para obter o a assistência. Mais informações e detalhes podem ser consultados no regulamento do Programa Estudo Garantido.
Classificação de desempregado
Conforme o IBGE o desemprego se refere às pessoas com idade adequada para trabalhar (acima de 14 anos) que não estão trabalhando, mas estão dispostas e tentam encontrar uma oportunidade.
Nem todas as pessoas que não estão atuando profissionalmente são consideradas desempregadas, alguns exemplos são:
- universitário que se dedica somente aos estudos;
- dona de casa que não trabalha fora;
- empreendedor que possui negócio próprio.
De acordo com a metodologia usada pelo IBGE, estudantes e donas de casa são pessoas que estão fora da força de trabalho; já os empreendedores são considerados ocupados.
*Com informações do IBGE
Por Redação UNIASSELVI