No dia 25 de agosto, a Associação dos Criadores de Nelore (ACNB) – juntamente com a Associação de Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT) – promoveu a 3ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2022, no frigorífico Friboi de Pedra Preta (MT). O grande destaque das avaliações foi a reduzida idade dos animais avaliados.
“Os seis pecuaristas participantes mostraram os resultados de seus investimentos em genética, sanidade, manejo e nutrição, apresentando para a avaliação animais pesados, com pouca idade”, informa André Locateli, gerente executivo da ACNB.
A etapa de Pedra Preta contou com a participação de 372 machos, que atingiram a média de peso de 22,8 arrobas. Tudo isso, em idade ainda jovem: 78% deles possuíam até dois dentes incisivos permanentes (cerca de 2 anos de idade).
As 136 fêmeas avaliadas, também muito jovens (85% tinha até dois dentes), registraram média de 14,5 arrobas de peso. No quesito acabamento, 57% delas apresentaram cobertura de gordura mediana.
Melhor Lote de Carcaças de Machos
A Medalha de Ouro foi entregue para Maristella Flávia Audrar Cutolo, da Fazenda Santa Maria, de Itiquira (MT). As medalhas de Prata e Bronze foram, respectivamente, para Bom Jesus Agropecuária Ltda., detentora da Fazenda Mirandópolis, de Juscimeira (MT), e para Getúlio Gonçalves Viana, da Estância Alvorada, localizada em Poxoréu (MT).
Melhor Lote de Carcaças de Fêmeas
No campeonato de fêmeas, Bruno Melcher, da Fazenda São Vicente, de Santo Antônio do Leverger (MT), foi o campeão, seguido pela IBF Agropecuária Ltda., da Fazenda Santa Adriana, que fica em Primavera do Leste (MT) – o criatório recebeu a Medalha de Prata pela segunda colocação.
Calendário nacional
As próximas etapas nacionais do Circuito Nelore de Qualidade acontecem nas seguintes datas:
- 22 de setembro – Friboi – Araguaína (TO)
- 27 de setembro – Friboi – Ituiutaba (MG)
- 29 de setembro – Friboi – Iturama (MG)
- 04 de outubro – Friboi – Pimenta Bueno (RO)
- 05 de outubro – Friboi – Diamantino (MT)
- 06 de outubro – Friboi – São Miguel do Guaporé (RO)
- 10 de outubro – Friboi – Barra do Garças (MT)
- 11 de outubro – Friboi – Vilhena (RO)
- 13 de outubro – Friboi – Senador Canedo (GO)
- 14 de outubro – Friboi – Marabá (PA)
- 18 de outubro – Friboi – Naviraí (MS)
- 20 de outubro – Friboi – Redenção (PA)
- 21 de outubro – Friboi – Santana do Araguaia (PA)
- 25 de outubro – Friboi – Lins (SP)
- 27 de outubro – Frisa – Nanuque (MG)
- 03 de novembro – Fribal – Imperatriz (MA)
- 08 de novembro – Friboi – Anastácio (MS)
- 10 de novembro – Friboi – Unid. I – Campo Grande (MS)
- 17 de novembro – Friboi – Itapetinga (BA)
- 18 de novembro – Friboi – Tucumã (PA)
- 18 de novembro – Frisa – Teixeira de Freitas (BA)
- 22 de novembro – Friboi – Andradina (SP)
- 24 de novembro – Friboi – Unid. II – Campo Grande (MS)
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore (APCN) com apoio do Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.