Com a grande competitividade no mercado de trabalho, muitas empresas precisam inovar para não perder funcionários. Pensando nisso, listamos 6 ideias de benefícios para reter talentos em sua empresa e sair um pouco do comum.
Não podemos negar que um dos principais motivos do crescimento do mundo corporativo são os seus funcionários, não é mesmo? Por conta disso, muitas empresas têm se diferenciado com o assunto é benefícios para reter os seus talentos.
Quando uma pessoa deixa uma empresa, algumas das vezes, acaba desestruturando um departamento que já estava fluindo de uma maneira perfeita. O investimento em talentos recentes é necessário, mas não podemos deixar de lado quem está trabalhando na empresa há anos.
O desenvolvimento de grandes profissionais só pode acontecer quando no seu quadro de colaboradores se encontram pessoas dispostas, competentes e que vestem a camisa da empresa.
A primeira coisa a ser feita é prestar bastante atenção no processo seletivo, com capacidade de separar os profissionais mais adequados para cada vaga.
Desta forma, após este processo, você conseguirá montar a equipe ideal para a sua empresa. E depois disso? Como reter o talento, já que, nos dias de hoje, não é só o salário que garante que o funcionário fique na empresa?
Conheça as seis ideias de benefícios que podem ser oferecidos como diferencial
Reter um colaborador em uma empresa quer dizer deixá-lo executando os seus serviços por um longo tempo no mesmo lugar. Para isso acontecer é preciso que o RH (Recursos Humanos) execute algumas ações para que o funcionário se mantenha motivado.
Além do ambiente ser agradável, ter um plano de carreira é bem importante no mundo corporativo.
Mais benefícios para que reter talentos em sua empresa e sair um pouco do comum:
1. Dê feedback para os seus funcionários
Instrua, principalmente, as pessoas que estão em cargos de liderança a dar feedback para os seus colaboradores com tempos determinados.
Este é um momento importante para troca de análise de acertos, erros, criação de estratégias e planejamento para as próximas demandas do departamento.
A comunicação é bem importante para bom desenvolvimento de qualquer relacionamento, por isso, tenha um canal aberto e transparente entre donos, diretores, RH com os seus colaboradores independente do cargo que ocupam.
2. Ofereça um plano de saúde empresarial
Um plano de saúde empresarial pode ser uma opção para o funcionário ter uma cobertura diferenciada também para a sua família e por um valor mais acessível, mesmo que não pareça algo inovador, por ser um benefício oferecido por muitas organizações.
Este pode ser um benefício para que o funcionário escolha permanecer na empresa. Após a pandemia, tivemos um aumento no número de pessoas que se preocupam com a saúde.
3. Tenha opções para descompressão
Dependendo do setor da empresa, aqueles cinco minutinhos para respirar faz toda a diferença no ambiente de trabalho.
Se possível, tenha geladeira de guloseimas (mesmo que seja para comprar), um espaço para descanso ou até mesmo uma sala de jogos.
4. Benefícios diferenciados
Além de vale-transporte e vale-refeição, tenha à disposição do funcionário outros benefícios para agregar como, por exemplo:
- Auxílio-creche para que o colaborador receba um valor em seu salário por um determinado período para ajudar no pagamento da mensalidade da escola ou creche;
- Parcerias com academias e instituições de ensino oferecendo desconto para funcionários.
5. Premiação especial
Existem várias formas de premiar os funcionários, entre elas, está o prêmio por tempo de casa ou até mesmo uma bonificação por meta alcançada.
Você pode usar a criatividade para agradar o seu colaborador e tenha certeza que ele ficará muito feliz, afinal, quem não gosta de ser reconhecido, concorda?
6. Horário flexível
Este item, principalmente, nas grandes cidades tem sido um grande diferencial no momento de decisão de permanecer ou sair da empresa. Cada vez mais as pessoas estão procurando trabalho que proporcione qualidade de vida.
A pandemia trouxe uma nova forma de trabalho e muitas empresas, que antes mantinham escritórios com trabalho 100% presencial, trocaram a jornada por horários mais flexíveis, home office total ou até mesmo o sistema híbrido (dias da semana em casa e outros no escritório).
As empresas que não tem se adaptado a esta flexibilidade têm perdido grandes profissionais para os seus concorrentes.
Como está a empresa em que você trabalha?
Por Jeniffer Elaina