Modelos são específicos para cada tipo de corte
Durante a realização de uma obra, é muito comum que trabalhos de corte aconteçam nos canteiros. E existe um equipamento específico para que seja possível cortar algum material com a melhor qualidade. Além disso, utilizar alguma ferramenta que seja diferente do recomendado coloca em risco a integridade física do profissional que opera a máquina.
O ideal é conhecer todas as especificações técnicas e seguir as recomendações dos fabricantes para que tudo aconteça com a maior segurança. Isso também irá proporcionar um resultado com maior excelência. E uma das ferramentas que podem parecer muito similares, e acabar confundindo na hora da escolha são as serras mármore e circular. Mas a dúvida se encerra aqui, pois listamos as particularidades de cada uma delas.
Serra circular
A serra circular que tem uma empunhadura para ajudar durante o manuseio e controle do corte. É importante destacar que é possível encontrar essa ferramenta em diferentes tipologias. Por exemplo, existem modelos que têm 1.600W, um disco de 18 dentes, além de chave e aperto. Já há outros tipos com potência que varia de 1.400W a 1.800W, variando o peso entre 3,5 e 4,6 kg.
Os cuidados podem parecer básicos, mas fazem toda a diferença no trabalho. Sempre verifique se o interruptor está desligado antes de conectar à tomada. A segurança do operador também é garantida por uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A NR-18 não especifica quais são, mas obriga o uso de roupas apropriadas para trabalhar com essa serra.
Serra mármore
Já a serra mármore é direcionada para os profissionais que estão no dia a dia de uma construção civil. Ela tem um motor extremamente potente, que disponibiliza sua utilização até em trabalhos mais pesados. Especialistas apontam que essa serra é capaz de atingir uma profundidade de 38 mm. Também é possível encontrar modelos com potências diferentes. Em alguns casos, peça a ajuda de um profissional para identificar qual vai se sair melhor para o trabalho a ser realizado.
Na segurança, há uma similaridade com a serra circular. Uma dica muito importante é certificar que o material que vai ser cortado está bem fixado. As mãos devem permanecer longe e o movimento deve ficar em um ângulo de 90° em relação à pele. Não fica claro quais os EPIs a serem utilizados, mas, na hora de utilizar serra mármore, é preciso estar com vestimentas adequadas, como luvas, botas ou sapatos antiderrapantes, óculos e protetores auriculares.