Reino Unido é o terceiro maior investidor internacional no Brasil, com mais de 200 transações de M&A nos últimos 10 anos

Read Time:2 Minute, 50 Second
9 ago

Reino Unido é o terceiro maior investidor internacional no Brasil, com mais de 200 transações de M&A nos últimos 10 anos

Relatório inédito da Redirection International aponta que os setores financeiro e de tecnologia foram os que mais atraíram investimentos britânicos no período.

Entre 2012 e maio de 2022, os investimentos britânicos em empresas brasileiras através de transações de Fusões & Aquisições (M&A), chegaram ao valor de pelo menos US$ 24,7 bilhões, com 204 transações realizadas. Os dados são relativos às operações que tiveram valores divulgados pelas empresas e constam em um levantamento inédito realizado pela Redirection International, assessoria especializada em Fusões & Aquisições. O relatório aponta ainda que os cinco setores que mais atraíram recursos do Reino Unido neste período foram o Financeiro (10%), Tecnologia (9,8%) Óleo e Gás (8,8%), Energia (7,8%) e Mineração (5,9%).

O cônsul honorário do Reino Unido no Paraná e um dos sócios da empresa, Adam Patterson, destaca que a saída do Reino Unido da União Europeia com o Brexit, tem sido um fator positivo na relação com o Brasil. “O volume expressivo nas transações revela que a participação das empresas britânicas na economia brasileira é bastante acentuada. Além disso, os dois países são parceiros estratégicos há muito tempo e existem muitas oportunidades para fortalecer estes laços para frente, em especial em um futuro pós-Brexit”.

Segundo dados da Transactional Track Record (TTR), o Reino Unido foi o terceiro maior investidor internacional em aquisições em solo brasileiro em 2021, atrás apenas dos Estados Unidos e da Argentina. O Reino Unido e seus territórios internacionais também ocupam a terceira colocação no volume de Investimento Estrangeiro Direto (IED). Os dados mais recentes divulgados pelo Banco Central do Brasil apontam que entre 2001 e 2019 foram investidos no país US$ 81 bilhões em recursos britânicos, entre investimentos diretos e operações de M&A.

Adam Patterson lembra que o Brasil e a Inglaterra são parceiros comerciais de longa data e que o país sempre esteve entre os principais destinos dos investimentos britânicos. “O Reino Unido foi o maior parceiro comercial do Brasil por muitos anos ao longo dos séculos XIX e XX e continuou como o maior investidor estrangeiro até a década de 1930. Essa parceria também se reflete na balança comercial entre Brasil e Inglaterra que cresceu 34% desde 2016, movimentando cerca de 6 bilhões de libras esterlinas somente em 2021”.

Missão comercial em busca de investimentos

Com mais de 50% das suas operações envolvendo negociações entre países (cross-border), a Redirection International fará em setembro, uma missão comercial ao Reino Unido. A equipe econômica da empresa vai conversar com representantes de fundos privados e companhias britânicas que têm interesse em iniciar ou aumentar sua presença nos mercados brasileiro e sul-americano. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre o Brasil, os investimentos no país e ressaltar as oportunidades de parcerias e M&A entre os dois países.

Sobre a Redirection 

A Redirection é uma consultoria especializada em assessoria de Fusões & Aquisições para empresas locais e internacionais do middle market. Possui uma grande experiência em transações cross-border, com equipe atuante diretamente no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Reino Unido. É membro da ACG e, também, desenvolve uma rede de parceiros selecionados em todos os principais setores de negócios e regiões do mundo.  https://www.redirection.com.br/