Energia solar no 1º semestre deve viabilizar investimentos superiores a R$ 35 bilhões, aponta estudo divulgado no The Smarter E South America

Read Time:1 Minute, 40 Second

São Paulo, 24 de agosto de 2022: Em plena expansão no Brasil, o mercado de energia solar registrou importante aceleração no primeiro semestre deste ano. O montante de equipamentos demandado pelo setor no período deve viabilizar investimentos superiores a R$ 35 bilhões para atender geração distribuída e grandes usinas solares, volume superior aos R$ 21 bilhões movimentados no mesmo intervalo do ano passado. 

 

Os dados foram divulgados pela Greener, consultoria especializada em estudos sobre o mercado de energia solar, durante o primeiro dia do The Smarter E South America, evento voltado à nova realidade energética e que ocorre até quinta-feira (25), no Expo Center Norte, em São Paulo. 

 

Ainda de acordo com o estudo, os consumidores de energia, em especial do setor de varejo e serviços, demonstram interesse em reduzir as despesas por meio da energia solar por assinatura. Segundo a consultoria, esse modelo de negócio deverá crescer, exigindo a construção de ao menos 3,9GW de usinas solares até 2024. 

 

“A elevação da taxa de juros trouxe reflexo para o financiamento, promovendo uma leve queda no volume de vendas financiadas. Apesar disso, o setor solar segue atraindo novos financiadores para o mercado. Ao menos 52 instituições oferecem crédito ao consumidor, um grande avanço em relação às 40 mapeadas em 2021”, destaca Marcio Takata, diretor da Greener.

 

Além da divulgação de dados e tendências sobre o mercado de energia renovável, o primeiro dia do The Smarter E South America foi marcado também por intensa movimentação no salão de exposições com seus mais 380 expositores, pela apresentação de inovações e novos modelos de negócios, além de um extenso programa de workshops, treinamentos e demonstrações. 

 

“Estamos muito animados com a edição deste ano e esperamos que os próximos dias sejam repletos de oportunidades e fechamentos de negócios inovadores capazes de impulsionar o mercado de energia”, afirmou Florian Wessendorf, diretor-geral da Solar Promotion International GmbH, organizadora internacional do evento, ao lado da Freiburg Management and Marketing International e da Aranda Eventos.