São Paulo, 29 de agosto de 2022: A BrazilFoundation, organização filantrópica que promove equidade socioeconômica, racial e de gêneros no Brasil, anuncia a lista completa das organizações da sociedade civil selecionadas em seus programas de apoio este ano.
Ao todo, 37 OSCs distribuídas pelas cinco regiões brasileiras vão receber, juntas, cerca de R$ 7 milhões do portfólio programático da organização. Foram realizados processos de seleção específicos para os recursos oriundos de jantares filantrópicos, de parcerias estratégicas e do Fundo Luz Alliance – este último lançado recentemente por Gisele Bündchen, parceira da BrazilFoundation desde 2020.
As iniciativas contempladas são voltadas à educação, empreendedorismo e meios de vida sustentáveis, meio ambiente e direitos humanos, e foram escolhidas por meio de um processo de seleção, que envolveu envio de carta-convite, recebimento e análise de propostas, entrevistas, visitas in loco e avaliação detalhada das entidades inscritas.
Com recursos provenientes dos jantares filantrópicos promovidos pela BrazilFoundation serão apoiadas 12 organizações: Labor Educacional, Ação Educativa, Fundo Agbara e Instituto Reúna, com sede em São Paulo; Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia IDESAM, do Amazonas; Instituto Mãe Terra, da Bahia; CEPFS – Centro de Educação Popular e Formação Social e Associação dos Pequenos Agricultores do Assentamento Tiradentes, ambas da Paraíba; Fundação Neotrópica do Brasil e Instituto do Homem Pantaneiro, do Mato Grosso do Sul; Observatório do Marajó no Pará; e Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental – SPVS, em Curitiba.
Em parceria com a Mubadala Capital e a Fundação Porticus a BrazilFoundation está investindo em capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social e inclusão socioeconômica de egressos do sistema prisional, respectivamente. Foram selecionadas 18 organizações sociais para receber apoio, entre elas o Centro Cultural AfroReggae (Rio de Janeiro), Instituto Recomeçar (São Paulo, Poá), Epicentro Urihi (Minas Gerais, Brumadinho) e Centro de Referência Ambiental e Cultural João Amazonas (Minas Gerais, São João de Bicas).
Finalizando essa etapa, o Fundo Luz Alliance selecionou 7 organizações de meio ambiente e desenvolvimento humano que atuam na conservação dos diferentes biomas brasileiros, são elas: Onçafari (Bioma Pantanal), Instituto das Águas da Serra da Bodoquena (Bioma Cerrado), Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé (Bioma Amazônico), Sociedade para a Conservação das Aves do Brasil – SAVE Brasil (Bioma Pampa), Aquasis – Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Bioma Caatinga), Amigos de Iracambi (Bioma Mata Atlântica), e Fundação Projeto Tamar (Bioma Zona Costeira e Marinha).
“O anúncio das selecionadas para os nossos programas de apoio anuais é um momento sempre muito importante para nós, porque temos um histórico extremamente positivo em relação às organizações escolhidas. Para se ter uma ideia, 80% das organizações da sociedade civil contempladas desde 2002 ainda estão ativas, promovendo importantes mudanças socioeconômicas no Brasil”, afirma Rebecca Tavares, presidente e CEO da BrazilFoundation.